Aplicação de Game Design na Refatoração de um Jogo com Foco no Pensamento Computacional

  • Mauro Mattos FURB
  • Luciana P. de Araújo Kohler FURB
  • Fabrícia Diurex Zucco FURB
  • Andrea Wuo FURB
  • Bruno F. F. Santos FURB
  • Leonardo Fronza FURB
  • Heitor Ugarte Calvet da Silveira FURB
  • Gian Carlo Giovanella FURB
  • Liz Rios Largura FURB
  • Jéssica Maria de Melo FURB
  • Luma Kühl FURB
  • Rafaele Caroline Wessling FURB

Resumo


O Pensamento Computacional diz respeito a habilidade de resolver problemas, desenhar sistemas e compreender o comportamento humano com base em conceitos da Ciência da Computação. Dentro desse contexto, desenvolveu-se uma plataforma para o ensino do Pensamento Computacional para crianças de ensino fundamental, anos iniciais, com características de gamificação, denominada Furbot. Acontece que, a partir de estudos práticos com a plataforma, viu-se que a mesma não atrai tanto as crianças quanto os propriamente ditos jogos de computador. Dessa forma, foi realizado uma interação por meio do game design para a refatoração da plataforma afim de torná-la um jogo atraente para o público alvo, sendo que não perca suas características de ensinar o pensamento computacional. O game design ocorreu com a participação da equipe de desenvolvimento e de desenho durante 2 meses tendo como resultado um documento denominado game design treatment que contempla todas as características que o novo jogo deve assumir, bem como a formalização dos personagens e suas jogabilidades.

Palavras-chave: Game design, pensamento computacional, game treatment

Referências

BRACKMANN, Christian. Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/172208.

MATTOS, M. M. et al. Uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento do pensamento computacional com crianças. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE), 2018, p. 421-429.

ADAMS, Ernest; ROLLINGS, Andrew. Andrew Rollings and Ernest Adams on Game Desig. New Riders, 2003.

ADAMS, Ernest. The High Concept Document. Välkommen till KTH. 2008.

CLAYPOOL, Mark; MORIARTY, Brian. The Game Development Process. 2010. Disonível em: .
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MATTOS, Mauro et al. Aplicação de Game Design na Refatoração de um Jogo com Foco no Pensamento Computacional. In: IHC NA PRÁTICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 15-16. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8379.