Aplicação de Game Design na Refatoração de um Jogo com Foco no Pensamento Computacional
Resumo
O Pensamento Computacional diz respeito a habilidade de resolver problemas, desenhar sistemas e compreender o comportamento humano com base em conceitos da Ciência da Computação. Dentro desse contexto, desenvolveu-se uma plataforma para o ensino do Pensamento Computacional para crianças de ensino fundamental, anos iniciais, com características de gamificação, denominada Furbot. Acontece que, a partir de estudos práticos com a plataforma, viu-se que a mesma não atrai tanto as crianças quanto os propriamente ditos jogos de computador. Dessa forma, foi realizado uma interação por meio do game design para a refatoração da plataforma afim de torná-la um jogo atraente para o público alvo, sendo que não perca suas características de ensinar o pensamento computacional. O game design ocorreu com a participação da equipe de desenvolvimento e de desenho durante 2 meses tendo como resultado um documento denominado game design treatment que contempla todas as características que o novo jogo deve assumir, bem como a formalização dos personagens e suas jogabilidades.
Referências
MATTOS, M. M. et al. Uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento do pensamento computacional com crianças. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE), 2018, p. 421-429.
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ADAMS, Ernest. The High Concept Document. Välkommen till KTH. 2008.
CLAYPOOL, Mark; MORIARTY, Brian. The Game Development Process. 2010. Disonível em: