Recomendações de design universal para uso de Mobile User Interface Design Patterns
Resumo
O uso de Padrões de Design da Interface do Usuário (User Interface Design Patterns) (UIDP) é visto como uma boa prática para o desenvolvimento de softwares interativos. No entanto, ao aplicar esses padrões, o designer da interface pode introduzir problemas de acessibilidade no software. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de avaliação de um conjunto de recomendações, para uso de UIDP no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis que evitem a inserção de problemas de acessibilidade.
Referências
Vitor Casadei, Toni Granollers, and Luciana A. M. Zaina. 2017. Investigating Accessibility Issues of UI Mobile Design Patterns in Online Communities: A Virtual Ethnographic Study. In Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC 2017). 33:1–33:10.
Alex Furtado, Naila Almeida, and Anna B. Marques. 2018. Investigando a usabili- dade de um aplicativo internet banking com a participação de usuários da terceira idade. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.
Shawn L. Henry. 2006. Understanding Web Accessibility. (2006).
Shawn L. Henry, Shadi Abou-Zahra, and Judy Brewer. 2014. The Role of Acces- sibility in a Universal Web. Proceedings of the 11th Web for All Conference on - W4A (2014).
Erik G. Nilsson. 2009. Design patterns for user interface for mobile applications. Advances in Engineering Software 40, 12 (2009), 1318–1328.
Carlos A. Silva and André P. Freire. 2018. Inspeção da Acessibilidade de Apli- cativos Móveis Utilizando Software Leitor de Telas. In Anais Estendidos do XVII
Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.
Viswanath Venkatesh and Fred D. Davis. 2000. A Theoretical Extension of the Technology Acceptance Model: Four Longitudinal Field Studies. Management
Science 46, 2 (2000), 186–204.