Reengenharia da Interface de um Jogo Educativo Usando Princípios de Design de Interação e Usabilidade

  • Carlos Portela Universidade Federal do Pará
  • Elison Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Antonio Moreira Universidade Federal do Pará
  • Allan Costa Universidade Federal do Pará

Resumo


Jogos educativos são cada vez mais utilizados em salas de aula. Entretanto, o desenvolvimento destes jogos não segue etapas básicas requeridas pela indústria de games, como os princípios de Interação Humano-Computador (IHC). Este pôster apresenta um estudo de caso da aplicação de princípios de design de interação e usabilidade na reengenharia da interface do jogo ProComunique. Inicialmente, foi definido e aplicado um projeto de interface para reengenharia do jogo-alvo da pesquisa. Posteriormente, um grupo de seis especialistas avaliou a interface desse jogo de acordo com a norma ISO/IEC 9126. Espera-se que esta pesquisa possa incentivar a utilização de princípios de IHC no desenvolvimento de jogos educativos, a fim de que estes obtenham êxito no apoio ao processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Reengenharia, Interface Gráfica, Jogo Educativo, Interação Humano-Computador
Publicado
11/10/2019
PORTELA, Carlos; NASCIMENTO, Elison; MOREIRA, Antonio; COSTA, Allan. Reengenharia da Interface de um Jogo Educativo Usando Princípios de Design de Interação e Usabilidade. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 31-32. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8387.