Uma Experiência com o Uso do GAIA para Inspeção de Acessibilidade do YouTube com foco no autismo

  • Bruno H Mendonça Universidade Federal do Ceará
  • Anna B Marques Universidade Federal do Ceará

Resumo


Usuários com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem enfrentar barreiras no uso de sistemas interativos, pois apresentam dificuldades em relação à interação social, comunicação, um repertório limitado de interesses e atividades, podendo não compreender ou perceber determinados conteúdos, termos e figuras presentes na interface de sistemas. Diante disto, pesquisas anteriores criaram diretrizes de acessibilidade para pessoas com TEA para auxiliar esses usuários e, mais recentemente, o GAIA: um Guia de recomendações de acessibilidade de interfaces Web com foco em aspectos do Autismo. Pesquisas indicam que o aplicativo de reprodução de vídeos YouTube é muito utilizado por usuários com TEA. A avaliação de acessibilidade foi conduzida por meio de uma inspeção com a participação de oito inspetores. A contribuição deste artigo é o relato da avaliação de acessibilidade do YouTube, apresentado os problemas de acessibilidade identificados.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Acessibilidade, Inspeção

Referências

Talita C.G. Britto e Ednaldo B. Pizzolato. 2018. GAIA: uma proposta de um guia de ecomendações de acessibilidade de interfaces Web com foco em aspectos do Autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) 26, 2: 102 -123.

Verilene D. Ferreira, Tamires A.Sousa, Marília S. Mendes e Anna B. S. Marques. 2018. Investigando o uso de tecnologias de software por pessoas com Transtorno do Espectro Autista. In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, oct. 2018. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2018.4193

Bruno Mendonça, Carlos J.S. Lopes, Marília S. Mendes e Anna B. S. Marques. 2018. Redesign de aplicativos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista orientado pelas diretrizes do GAIA. In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, https://doi.org/10.5753/ihc.2018.4198.

YouTube para a imprensa. 2019. . Acesso em: 13 agosto. 2019.
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MENDONÇA, Bruno H; MARQUES , Anna B. Uma Experiência com o Uso do GAIA para Inspeção de Acessibilidade do YouTube com foco no autismo. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 33-34. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8388.