O uso de uma interface conversacional como ferramenta de interação em um ERP para indústria da construção
Resumo
Dentre os muitos desafios encontrados no desenvolvimento e utilização dos ERPs1 [1], estão a forma com que os dados são apresentados em tela e como são analisados pelos usuários. Considerando a necessidade de uma alta carga cognitiva para compreensão essas informações complexas apresentadas em tela, busca-se outros meios para auxiliar o usuário na utilização do sistema e consequentemente, a eliminação dessas barreiras. Este trabalho apresenta a implementação de processamento de linguagem natural [2] (PLN), por meio de bot, em um ERP utilizado na construção civil. O processo explora o design centrado no usuário, realizado em 2 fases (entrevistas qualitativas e validação de hipóteses quantitativamente), identificando pontos que auxiliam o usuário na tomada de decisão sobre a gestão financeira da sua construtora. Essa exploração resultou em um fluxo de conversação com duas abordagens, denominadas pelos autores de passiva e proativa, via chatbot, integrado com a interface gráfica do ERP. O fluxo de conversação permite a visualização de informações em formato reduzido e estratégico, aplicando filtros que eliminam a necessidade de relatórios detalhados para a tomada de decisão.
Referências
IBM. Entendendo a Liguagem Natural do Watson, https://www.ibm.com/br-pt/cloud/watson-natural-language-understanding .
Sienge Go! ERP 100% cognitivo para micro e pequenos construtores, https://www.siengego.com.br .
Lowdermilk, Travis. 2013, Design Centrado no Usuário: um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis. Novatec Editora, São Paulo, SP, Brasil.
Gil, Antonio Carlos. 2008, Métodos e técnicas de pesquisa social – 6. ed. – Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Nielsen, Jacob. Why You Only Need to Test with 5 Users. https://www.nngroup.com/articles/why-you-only-need-to-test-with-5-users .