O uso de uma interface conversacional como ferramenta de interação em um ERP para indústria da construção

  • Jefferson B da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Karen Lotthammer Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo


Dentre os muitos desafios encontrados no desenvolvimento e utilização dos ERPs1 [1], estão a forma com que os dados são apresentados em tela e como são analisados pelos usuários. Considerando a necessidade de uma alta carga cognitiva para compreensão essas informações complexas apresentadas em tela, busca-se outros meios para auxiliar o usuário na utilização do sistema e consequentemente, a eliminação dessas barreiras. Este trabalho apresenta a implementação de processamento de linguagem natural [2] (PLN), por meio de bot, em um ERP utilizado na construção civil. O processo explora o design centrado no usuário, realizado em 2 fases (entrevistas qualitativas e validação de hipóteses quantitativamente), identificando pontos que auxiliam o usuário na tomada de decisão sobre a gestão financeira da sua construtora. Essa exploração resultou em um fluxo de conversação com duas abordagens, denominadas pelos autores de passiva e proativa, via chatbot, integrado com a interface gráfica do ERP. O fluxo de conversação permite a visualização de informações em formato reduzido e estratégico, aplicando filtros que eliminam a necessidade de relatórios detalhados para a tomada de decisão.

Palavras-chave: ERP, linguagem natural, indústria da construção

Referências

R Zwicker e S Cesar Alexandre. 2008, SISTEMAS ERP: CONCEITUAÇÃO, CICLO DE VIDA E ESTUDOS DE CASOS COMPARADOS, Sistemas ERP no Brasil: (Enterprise REsource Planning) – 1. ed. – 3. Impr. – Atlas, São Paulo, SP, Brasil, 63 – 87.

IBM. Entendendo a Liguagem Natural do Watson, https://www.ibm.com/br-pt/cloud/watson-natural-language-understanding .

Sienge Go! ERP 100% cognitivo para micro e pequenos construtores, https://www.siengego.com.br .

Lowdermilk, Travis. 2013, Design Centrado no Usuário: um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis. Novatec Editora, São Paulo, SP, Brasil.

Gil, Antonio Carlos. 2008, Métodos e técnicas de pesquisa social – 6. ed. – Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Nielsen, Jacob. Why You Only Need to Test with 5 Users. https://www.nngroup.com/articles/why-you-only-need-to-test-with-5-users .
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Jefferson B; LOTTHAMMER, Karen. O uso de uma interface conversacional como ferramenta de interação em um ERP para indústria da construção. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 47-48. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8395.