O uso de uma interface conversacional como ferramenta de interação em um ERP para indústria da construção

  • Jefferson B da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Karen Lotthammer Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo


Dentre os muitos desafios encontrados no desenvolvimento e utilização dos ERPs1 [1], estão a forma com que os dados são apresentados em tela e como são analisados pelos usuários. Considerando a necessidade de uma alta carga cognitiva para compreensão essas informações complexas apresentadas em tela, busca-se outros meios para auxiliar o usuário na utilização do sistema e consequentemente, a eliminação dessas barreiras. Este trabalho apresenta a implementação de processamento de linguagem natural [2] (PLN), por meio de bot, em um ERP utilizado na construção civil. O processo explora o design centrado no usuário, realizado em 2 fases (entrevistas qualitativas e validação de hipóteses quantitativamente), identificando pontos que auxiliam o usuário na tomada de decisão sobre a gestão financeira da sua construtora. Essa exploração resultou em um fluxo de conversação com duas abordagens, denominadas pelos autores de passiva e proativa, via chatbot, integrado com a interface gráfica do ERP. O fluxo de conversação permite a visualização de informações em formato reduzido e estratégico, aplicando filtros que eliminam a necessidade de relatórios detalhados para a tomada de decisão.

Palavras-chave: ERP, linguagem natural, indústria da construção

Referências

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Publicado
11/10/2019
DA SILVA, Jefferson B; LOTTHAMMER, Karen. O uso de uma interface conversacional como ferramenta de interação em um ERP para indústria da construção. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 47-48. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8395.