Cãopanheiro: Como integrar e conscientizar alunos no cuidado e adoção de animais.

  • Mariama Moura CESAR School
  • Raphael Morant CESAR School
  • Melissa Pontes CESAR School
  • Luiza Carvalho CESAR School
  • Cynthia Silvia CESAR School

Resumo


O excesso de animais nas ruas é um reflexo da educação da sociedade. Por isso a educação deve ser focada desde uma idade tenra. Pensando nisto, focamos nossa pesquisa em como trabalhar a educação das crianças para transformar esta realidade. No intuito de entender melhor o problema, aplicamos questionários online com donos de abrigos e realizamos uma entrevista com uma especialista. Consideramos ainda experiências bem sucedidas na atenuação do abandono de animais. Os resultados apontaram que um fator que contribui para a situação de cães abandonados passa pela educação oferecida para as crianças na Educação Básica. A proposta apresentada consiste em desenvolver um projeto educacional com crianças do Ensino Fundamental para conscientizá-las e estimulá-las na adoção e cuidado com os animais abandonados. Sendo assim, propusemos uma solução que permite que os alunos pratiquem cuidados semelhantes aos que serão necessários para cuidar de um animal.

Palavras-chave: Adoção, Animais domésticos, Abrigos, Animais de rua, IOT,Educação, Internet das coisas

Referências

Ian Editor (Ed.). 2018. Parenting with love & logic: Teaching Children Responsibility. Tyndale House.

Associação do Ministério Público de Pernambuco (2019). Mais de 100 mil animais abandonados no Recife – Folha de Pernambuco (Cotidiano), https://amp-pe.jusbrasil.com.br/noticias/100647434/mais-de-100-mil-animaisabandonados-no-recife-folha-de-pernambuco-cotidiano.

T. Vasconelos, Trabalho de projeto como “pedagogia da fronteira”, https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/1683.

Portabilis Tecnologia, O que esperar da educacao no futuro ?, https://blog.portabilis.com.br/o-que-esperar-da-educacao-no-futuro/

J.M. Moran, M.T. Masetto, M.A. Behrens, 2000. Novas tecnologias e mediação pedagógica.(13rd. ed). Papirus Editora, Campinas.

Diario Escola, Trabalho em Grupo e a Importancia dele na Escola, https://diarioescola.com.br/2018/07/trabalho-em-grupo-e-a-importancia-delena-escola/.

I. Sternheim, 2012. How Holland became free of stray dogs. Isis, Amsterdam.

Revista Portal, Reflexoes sobre o cuidado e uma experiencia como cuidador, https://revistalongeviver.com.br/index.php/revistaportal/article/viewFile/497/532

G. Carolina, O abandono de animais nas ruas virou um grave problema para a cidade, https://vejasp.abril.com.br/bichos/animais-abandonados-cachorro-gato/

F. Andre, Em ranking de educacao com 36 paises, Brasil fica em penultimo, https://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/em-ranking-da-educacao-com-36-paises-brasil-fica-em-penultimo/

Pets e curiosidades, Numero de caes e gatos nas ruas no Brasil ja passa de 30 milhoes http://www.caesegatos.com.br/noticia/numero-de-caes-e-gatos-nasruas-no-brasil-ja-passa-de-30-milhoes
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MOURA, Mariama; MORANT, Raphael; PONTES, Melissa; CARVALHO, Luiza; SILVIA, Cynthia. Cãopanheiro: Como integrar e conscientizar alunos no cuidado e adoção de animais.. In: COMPETIÇÃO DE DESIGN - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 57-60. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8400.