O Efeito da Audiência na Interação com Chatbots em Espaços Físicos
Resumo
Como a presença de audiência influencia a interação social com um sistema conversacional em um espaço físico? Para responder a essa questão, esta pesquisa analisou dados de uma exposição de arte em que os visitantes interagiam em linguagem natural com três chatbots representando personagens de um livro. Foram realizados dois estudos para explorar a influência das audiências. No Estudo 1 o trabalho em campo coletou e analisou de forma cruzada a percepção da interação social relatada, as condições da audiência (o visitante está sozinho, o visitante é observado por conhecidos e/ou estranhos) e variáveis de controle, como o gênero do visitante e a familiaridade com o livro. No Estudo 2 foram analisadas mais de 5.000 registros de conversas e gravações de vídeo, identificando padrões de diálogo e como eles se correlacionaram com as condições do público. Alguns efeitos significativos foram encontrados, sugerindo que sistemas conversacionais em espaços físicos devem ser projetados considerando se outras pessoas observam o usuário ou não.
Referências
N. B. Cottrell, D. L. Wack, G. J. Sekerak, and R. H Rittle. 1968. Social facilitation of dominant responses by the presence of an audience and the mere presence of others. Journal of Personality and Socia Psychology 9, 3 (1968), 245–250.
Stuart Reeves. 2011. Designing Interfaces in Public Settings: Understanding the Role of the Spectator in Human-Computer Interaction (1st ed.). Springer Publishing Company, Incorporated.