Um Estudo Sobre Emoções Indexadas e Emoções Sentidas Utilizando Imagens do Flickr

  • Renata Bianchi UFSCar
  • Vania Almeida Neris UFSCar
  • Anderson Ara USP

Resumo


Designers podem selecionar mídia a partir de tags geradas por usuários em redes sociais, para melhorar seu design com o objetivo de evocar determinadas emoções. No entanto, eles podem confiar nas classificações realizadas? Será que os usuários sentem as mesmas emoções que aquelas associadas à mídia? Este trabalho tem como objetivo auxiliar a tomada de decisão de designers, explorando as emoções de observadores em imagens classificadas por tags. Um estudo empírico online foi realizado com 410 voluntários, que classificaram imagens do Flickr que tinham sido relacionadas pelos usuários da plataforma às cinco emoções básicas e à tag “neutro”. Os resultados sugerem que existem diferenças entre tags e emoções sentidas por este grupo de pessoas em emoções específicas. Por outro lado, as descobertas indicam que a seleção de imagens para nojo e raiva precisam de critério adicional.

Palavras-chave: Indexação coletiva, Imagens, Emoções, Design, Estudo empírico

Referências

City Sightseeing. https://city-sightseeing.com/en/home (2019). Acessado em: agosto de 2019.

Flickr. https://www.flickr.com/ (2019). Acessado em: agosto de 2019.

Harmon-Jones E, Amodio DM, Zinner LR (2007) Social psychological methods of emotion elicitation. Handbook of emotion elicitation and assessment, p.91.

Harper ER, Rodden T, Rogers Y, Sellen A, Human B (2008) Human-Computer Interaction in the year 2020.

Hastings SK, Iyer H, Neal D, Rorissa A, Yoon J (2007) Social computing, folksonomies, and image tagging: Reports from the research front. In: Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, 44, pp.1–4.

Jörgensen C (2007) Image access, the semantic gap, and social tagging as a paradigm shift.

Norman DA (2004) Emotional design: Why we love (or hate) everyday things. Basic books.

Power M, Dalgleish T (2008) Cognition and emotion: From order to disorder. Psychology press .

Schmidt S, Stock WG (2009) Collective indexing of emotions in images. A study in emotional information retrieval. J Am Soc Inf Sci Technol 60:863–876.
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
BIANCHI, Renata; ALMEIDA NERIS, Vania; ARA, Anderson. Um Estudo Sobre Emoções Indexadas e Emoções Sentidas Utilizando Imagens do Flickr. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 176-177. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8427.