A Influência das Teorias Jurídicas na Aplicação da Inteligência Artificial no Judiciário

  • Raphael Lobato Collet Janny Teixeira UERJ

Resumo


O artigo explora como diferentes teorias jurídicas influenciam no uso de inteligência artificial (IA) no processo de tomada de decisão judicial. A partir das escolas de pensamento, a saber, o positivismo legalista, o direito natural, o utilitarismo e o realismo jurídico, percebe-se como a forma de adoção de IA no Judiciário pode variar. Conclui-se que a definição de direito subjacente depende da abordagem filosófica adotada por juízes e tribunais, afetando diretamente sobre a forma de utilização de sistemas de IA como ferramenta auxiliar de um juiz.
Palavras-chave: Inteligência Artificial no Judiciário, Teorias Jurídicas, Processo de Tomada de Decisão Judicial

Referências

DWORKIN, Ronald. O império do direito. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MAGRANI, Eduardo. Entre dados e robôs. 2. ed. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2019.

SALOMÃO, L. F. Artificial intelligence: technology applied to conflict management within the brazilian judiciary. repositorio.fgv.br, 2022.

TIC Governo Eletrônico 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/governoeletronico/. Acesso em: 26 jul. 2024.

VILLEY, Michel. Filosofia do direito: definições e fins do direito: os meios do direito. Tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Publicado
27/11/2024
TEIXEIRA, Raphael Lobato Collet Janny. A Influência das Teorias Jurídicas na Aplicação da Inteligência Artificial no Judiciário. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE ÉTICA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 1. , 2024, Niteroi. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 17-20. DOI: https://doi.org/10.5753/laai-ethics.2024.32441.