Desafios e Aplicabilidades da IA Generativa na Educação: Caminhos para a Ética e a Transparência

  • Maria Abreu da Silva Oliveira Lima UNICARIOCA-Rio
  • Rodrigo Gonçalves dos Santos UNICARIOCA-Rio
  • Camila de Paoli Leporace UNICARIOCA-Rio

Resumo


Em meio aos muitos questionamentos a respeito do modelo de IA generativa ChatGPT, fica cada vez mais evidente que as instituições educacionais estão interessadas em entendê-lo e utilizá-lo no contexto escolar ou acadêmico. Ao longo do artigo, apresentamos diferentes definições para essa ferramenta, além de mostrar a necessidade de os usuários não se limitarem às respostas obtidas, muito menos aceitá-las como únicas verdades. O ChatGPT, como uma ferramenta desenvolvida e potencializada por humanos, requer que órgãos competentes discutam sua segurança, criando as regulamentações necessárias para o seu uso com coerência e responsabilidade ética.
Palavras-chave: IA generativa, ChatGPT, Responsabilidade Ética

Referências

Atlas, S. (2023). ChatGPT for higher education and professional development: a guide to conversational AI. DigitalCommons@URI. https://digitalcommons.uri.edu/cba_facpubs/548. Maio 2024.

Hughes, A. (2023). ChatGPT: Everything you need to know about OpenAI's GPT-4 tool. Science Focus – BBC. https://www.sciencefocus.com/future-technology/gpt-3. Maio 2024.

Nature. (2023) Tools such as ChatGPT threaten transparent science; here are our ground rules for their use. Editorial, ISSN 1476-4687. https://www.nature.com/articles/d41586-023-00191-1. Maio 2024.

Santos, T.A. dos. (2023). Uso do chat GPT no ensino superior tecnológico na área de materiais poliméricos. Anais... IV CoBICET – Trabalho completo Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

Sabzalieva, E. e Valentini, A. (2023). ChatGPT e Inteligência Artificial na educação superior: guia de início rápido. Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.

da Silva, K. T. M., de Souza, V. J. S., Spinelli, M. F. G. de M., do Nascimento, L. B., da Silva, J. S., Costa, L. F., Marques, J. A., e Santiago , A. P. de A. da C. e S. (2024). O uso da inteligência artificial como contribuição informativa dos padrões de artigos científicos e suas normas na educação superior através do Chatgpt. Revista Contemporânea, v. 4, n. 1, p. 4055–4081. https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/3181 Maio 2024.

Teles, E.C. (UNEB). Chat GPT: possibilidades e desafios do uso no ensino superior. Roda de conversa realizada pelo IBIO em parceria com o NAE. Atividade Online transmitida pelo YouTube. Universidade do Estado da Bahia - UNEB. https://www.youtube.com/watch?v=tZYtOUbOMFI. Maio 2024
Publicado
27/11/2024
LIMA, Maria Abreu da Silva Oliveira; SANTOS, Rodrigo Gonçalves dos; LEPORACE, Camila de Paoli. Desafios e Aplicabilidades da IA Generativa na Educação: Caminhos para a Ética e a Transparência. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE ÉTICA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 1. , 2024, Niteroi. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 141-144. DOI: https://doi.org/10.5753/laai-ethics.2024.32472.