Desenvolvimento de Museu Virtual Utilizando Ferramentas Livres
Resumo
Com o advento da word wide web a partir dos anos 1990, muito do que existia apenas no mundo "físico" começou a existir também no mundo "virtual". Um exemplo são os museus que, embora tradicionalmente sejam lembrados como instituições de preservação de objetos históricos ou obras de arte, também guardam outros tipos de coleções. Neste trabalho é abordado o museu entomológico, que consiste em uma coleção de insetos organizada principalmente para fins de estudo. O objetivo foi analisar a viabilidade da utilização exclusiva de software livre no desenvolvimento de um museu entomológico virtual. Desta forma, esta categoria de software foi utilizada, desde a aquisição e tratamento das imagens até a disponibilização do resultado final na web. O método mostrou-se viável e de baixo custo, evidenciando que as ferramentas utilizadas são totalmente eficazes no que se propõem.
Referências
A. R. M. Jahn. O museu que nunca fecha: A exposição virtual digital como um programa de ação educativa. Tese (Doutorado) — Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo, 2016.
F. M. Lara. Princípios de entomologia. 3. ed. São Paulo: Ícone, 1992.
D. Geary, C. Horstmann. Core JavaServer Faces. Santa Clara: Addison Wesley, 2004.
ICOM. Museum Definition. 2019. Disponível em: https://icom.museum/en/activities/standardsguidelines/museum-definition/. [Online; acessado 01-Julho- 2019].
M. R. Petrucci. Ambientes Virtuais: Educação e cultura na construção do museu virtual José Américo de Almeira. Dissertação (Dissertação de Mestrado) — Universidade Federal da Paraíba, 2010.
P. Klimpel. Where do museums stand in the digital age? private companies, heritage institutions and the civil society. In: NEMO 21st Annual Conference Documentation. [S.l.: s.n.], 2013.
J. Andrews, W. Scheibenz. The kress study collection virtual museum project, a new medium for old masters. Art Documentation, v. 17, n. 1, p. 19–27, 1998.
G. C. Guerino, M. A. Simon, B. S. Faical, J. R. Merlin. Desenvolvimento de museu entomológico virtual de baixo custo. In: Anais do III Encontro de Integração UENP. Jacarezinho, 2017.
NETWORK, H. Software Installation and Pre-processing. 2016. https://hydrologicnetwork.com/lessons/softwareinstallation- and-pre-processing. [Online; acessado 05-marc¸o-2019].
M. Obara, M. V. Wanderley, R. A. Silva. Procedimentos de captura, montagem, conservação e envio. Curitiba: SciELO Books, 2014.
M. R. Petrucci. Ambientes Virtuais: Educação e cultura na construção do museu virtual José Américo de Almeira. Dissertação (Dissertação de Mestrado) — Universidade Federal da Paraíba, 2010.
J. T. F. Suzuki, M. C. B. Steinle, O. Battini. TCC Elaboração e Redação. Londrina: Redacional Livraria, 2009.
F. Teixeira. O que é o SUS (System Usability Scale) e como usá-lo em seu site. 2015. [Online; acessado 05-marc¸o-2019]. Disponível em: [http://brasil.uxdesign.com].
O. Varaksin, M. Caliskan. PrimeFaces Cookbook. Birmingham UK: Packt Publishing, 2013.
FFmpeg. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=FFmpeg&oldid =53842081]. Acesso em: 17 dez. 2018.
Javascript. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=JavaScript&oldid =55680462. Acesso em: 8 jul. 2019.
Pete R. jQuery Interactive 3D. Disponível em: [https://github.com/peachananr/interactive 3d]. Acesso em: 8 jul. 2019.
D. F. Schlosser; A. C. Frasson; J. R. H. Cantorani. Softwares Livres para análise de dados qualitativos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, v. 12, n.1, p. 539-550. 2019.
J. Krause. Introducing Web Development. Berlin, Germany: Apress, 2018.
ESALQ. Museu de Entomologia ESALQ-USP. Disponível em: http://www.me.esalq.usp.br/. Acesso em: 13 de setembro de 2019.
UALBERTA. Entomology Collection. Disponível em: http://www.entomology.ualberta.ca/. Acesso em: 13 de setembro de 2019.
UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA. Museo Entomólogico Francisco Luis Gallego. Disponível em: http://ciencias.medellin.unal.edu.co/museos/entomologico/MuseoVirtual/. Acesso em: 13 de setembro de 2019.
S. L. Pfleeger. Engenharia de Software. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.