Ensino de Programação nas Escolas: Um relato de experiência

  • Gabriel H. Montoanelli UNIOESTE
  • Joana P. Rolim UNIOESTE
  • Fabiana F. F. Peres UNIOESTE
  • Claudio R. M. Mauricio UNIOESTE
  • Eliane N. Pereira UNIOESTE
  • Romulo C. Silva UNIOESTE

Resumo


Embora a capacidade de realizar encadeamento sequencial coerente de instruções para resoluções de problemas seja considerada uma capacidade humana natural, a falta do ensino desse conteúdo no ensino fundamental e médio, é apontado como um dos principais fatores para a evasão dos cursos que envolvem programação diretamente, como ciência da computação e engenharia da computação. Uma maneira de trabalhar para alteração desse quadro é através da aplicação de cursos de extensão, focados em lógica computacional, a exemplo da experiência relatada neste artigo, em que foram realizadas atividades de resolução de situação-problemas para alunos do 7o ao 9o ano no contra-turno de uma escola estadual no Estado do Paraná.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ensino Fundamental, Programação

Referências

J. M. Wing, “Computational Thinking,” COMMUNICATIONS OF THE ACM, vol. 49, no. 3, pp. 33–35, 2006.

M. L. S. de Oliveira, A. A. de Souza, A. F. Barbosa, and E. F. S. Barreiros, “Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC, vol. 12, no. 2006, pp. 1–10, 2014. [Online]. Available: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2014/0022.pdf.

“Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development:. Sustainable Development Knowledge Platform.” [Online]. Available: https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingo urworld

T. C. S. Gomes and J. C. B. de Melo, “O Pensamento Computacional no Ensino Médio : Uma Abordagem Blended Learning,” XXI Workshop sobre Educação em Computação - WEI. Anais do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC., no. May, pp. 651–660, 2013.

A. A. d. L. Terc¸ariol, M. d. S. Mandaji, R. K. da Silva, and G. L. Mazurkievicz, “O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ESCOLA: PRINCÍPIOS NORTEADORES E AÇÕES EM REDE,” 2018.

R. V. Cordovil, J. C. R. de Souza, and V. B. d. N. Filho, “LÚDICO: ENTRE O CONCEITO E A REALIDADE EDUCATIVA,” Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, p. 6, 2016.

D. Griggs and E. Al., “Sustainable development goals for people and planet,” Theory and Science, vol. 495, no. 7441, pp. 305–307, 2013. [Online]. Available: www.cbd.int/sp/.

R. W. Kates, T. M. Parris, and A. A. Leiserowitz, “What is sustainable development? Goals, indicators, values, and practice,” Environment, vol. 47, no. 3, pp. 8–21, 2005.
Publicado
27/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MONTOANELLI, Gabriel H.; ROLIM, Joana P. ; PERES, Fabiana F. F. ; MAURICIO, Claudio R. M. ; PEREIRA, Eliane N. ; SILVA, Romulo C. . Ensino de Programação nas Escolas: Um relato de experiência. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 16. , 2019, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 40-45. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2019.10331.