Ensino de Programação nas Escolas: Um relato de experiência

  • Gabriel H. Montoanelli UNIOESTE
  • Joana P. Rolim UNIOESTE
  • Fabiana F. F. Peres UNIOESTE
  • Claudio R. M. Mauricio UNIOESTE
  • Eliane N. Pereira UNIOESTE
  • Romulo C. Silva UNIOESTE

Resumo


Embora a capacidade de realizar encadeamento sequencial coerente de instruções para resoluções de problemas seja considerada uma capacidade humana natural, a falta do ensino desse conteúdo no ensino fundamental e médio, é apontado como um dos principais fatores para a evasão dos cursos que envolvem programação diretamente, como ciência da computação e engenharia da computação. Uma maneira de trabalhar para alteração desse quadro é através da aplicação de cursos de extensão, focados em lógica computacional, a exemplo da experiência relatada neste artigo, em que foram realizadas atividades de resolução de situação-problemas para alunos do 7o ao 9o ano no contra-turno de uma escola estadual no Estado do Paraná.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ensino Fundamental, Programação

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Publicado
27/11/2019
MONTOANELLI, Gabriel H.; ROLIM, Joana P. ; PERES, Fabiana F. F. ; MAURICIO, Claudio R. M. ; PEREIRA, Eliane N. ; SILVA, Romulo C. . Ensino de Programação nas Escolas: Um relato de experiência. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 16. , 2019, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 40-45. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2019.10331.