Projeto Novos Rumos 4.0: Ensino de programação para jovens por meio do desenvolvimento transdisciplinar de habilidades socioemocionais e de competências técnicas da Indústria 4.0

  • Jônios Costa Máximo PTI-BR
  • Karina Zavilenski Custódio PTI-BR
  • Kristian Sgorla PTI-BR

Resumo


Este artigo traz um estudo de caso do Projeto Novos Rumos 4.0, executado em Foz do Iguaçu/PR em 2018. A iniciativa capacitou jovens para o desenvolvimento de softwares utilizando a linguagem Python, por meio de formação com enfoque técnico e socioemocional. O objetivo do texto é discorrer sobre a elaboração e execução da proposta, compartilhando seus resultados.

Palavras-chave: Indústria 4.0, Educação, Desenvolvimento Humano, Metodologias Ativas de Aprendizagem.

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Publicado
27/11/2019
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MÁXIMO, Jônios Costa; CUSTÓDIO, Karina Zavilenski; SGORLA, Kristian . Projeto Novos Rumos 4.0: Ensino de programação para jovens por meio do desenvolvimento transdisciplinar de habilidades socioemocionais e de competências técnicas da Indústria 4.0. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 16. , 2019, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 53-60. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2019.10333.