Uso do Tablet e Tecnologias com os Alunos de 4º anos do Ensino Fundamental
Resumo
Os recursos audiovisuais e a inserção da realidade virtual através da utilização do tablet, nesta prática, tem como objetivo favorecer o educando a apropriar-se dos conteúdos de ciências de forma mais significativa e próxima à realidade. Para a geração atual o uso de dispositivos como tablets se faz presente em seu cotidiano, portanto a inclusão desta mídia para o trabalho em sala de aula vem corroborar com a prática pedagógica e neste contexto o professor deve atuar como facilitador na interação do aluno com as novas mídias. No estudo de ciências é importante contar com as possibilidades proporcionadas pela plataforma gráfica do tablet que dispõe de diversos aplicativos que estimulam o educando a construir seu próprio conhecimento. O projeto possibilitou o estudo das células com a utilização da Realidade Aumentada, através do aplicativo CelAD, que permitiu observá-las com as estruturas que a compõem. Durante o desenvolvimento do projeto também foram utilizados vídeos educacionais, o conteúdo do livro didático e a prática com massa de modelar. A consolidação da aprendizagem sobre as células com o uso da realidade aumentada proporcionada pelo aplicativo CelAD, teve como ápice a exposição do tema durante a Mostra pedagógica para os pais e comunidade escolar. Os discentes apresentaram o conteúdo exposto com efetivo conhecimento e responsabilidade com o uso do material.
Referências
Paraná, Diretrizes Curriculares da Educação Básica, Secretaria do Estado da Educação, 2008.
MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas, In: Moran, J. M.
LEVY, P. Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de janeiro, 2004.
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, 2013, p. 26
VIEIRA, M. M. Educação e Novas Tecnologias: o papel do professor nesse cenário de inovações. Revista Espaço Acadêmico, V.11, nº 129, p. 95 – 102, 2011
HEINSFELD,B.D, S, S. Conhecimento e Tecnologia: uma Análise do Discurso das Políticas Públicas em Educação., Rio de Janeiro, 2018. P 119. Dissertação (mestrado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro