Uso do Tablet e Tecnologias com os Alunos de 4º anos do Ensino Fundamental

  • Ana Maria de Sá Sitjar Canela PMFI
  • Andrea Vieira Netto PMFI

Resumo


Os recursos audiovisuais e a inserção da realidade virtual através da utilização do tablet, nesta prática, tem como objetivo favorecer o educando a apropriar-se dos conteúdos de ciências de forma mais significativa e próxima à realidade. Para a geração atual o uso de dispositivos como tablets se faz presente em seu cotidiano, portanto a inclusão desta mídia para o trabalho em sala de aula vem corroborar com a prática pedagógica e neste contexto o professor deve atuar como facilitador na interação do aluno com as novas mídias. No estudo de ciências é importante contar com as possibilidades proporcionadas pela plataforma gráfica do tablet que dispõe de diversos aplicativos que estimulam o educando a construir seu próprio conhecimento. O projeto possibilitou o estudo das células com a utilização da Realidade Aumentada, através do aplicativo CelAD, que permitiu observá-las com as estruturas que a compõem. Durante o desenvolvimento do projeto também foram utilizados vídeos educacionais, o conteúdo do livro didático e a prática com massa de modelar. A consolidação da aprendizagem sobre as células com o uso da realidade aumentada proporcionada pelo aplicativo CelAD, teve como ápice a exposição do tema durante a Mostra pedagógica para os pais e comunidade escolar. Os discentes apresentaram o conteúdo exposto com efetivo conhecimento e responsabilidade com o uso do material.

Palavras-chave: Tablet, Célula, Realidade Aumentada

Referências

AZEVEDO, M.C.P. Ensino por investigação: problematizando as atividades de sala de aula, In: Carvalho, A.M.P.(org). Ensino de Ciências unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, Pioneira Thonson Learning, 2004, p. 19 – 33

Paraná, Diretrizes Curriculares da Educação Básica, Secretaria do Estado da Educação, 2008.

MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas, In: Moran, J. M.

LEVY, P. Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de janeiro, 2004.

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, 2013, p. 26

VIEIRA, M. M. Educação e Novas Tecnologias: o papel do professor nesse cenário de inovações. Revista Espaço Acadêmico, V.11, nº 129, p. 95 – 102, 2011

HEINSFELD,B.D, S, S. Conhecimento e Tecnologia: uma Análise do Discurso das Políticas Públicas em Educação., Rio de Janeiro, 2018. P 119. Dissertação (mestrado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro
Publicado
27/11/2019
CANELA, Ana Maria de Sá Sitjar; NETTO, Andrea Vieira. Uso do Tablet e Tecnologias com os Alunos de 4º anos do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 16. , 2019, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 103-107. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2019.10339.