Ensino de robótica para alunos com altas habilidades
Resumo
Considerando a importância e a necessidade de sistemas educacionais inclusivos, o objetivo deste projeto é ofertar aulas de robótica para crianças e adolescentes com altas habilidades. Estimulando e aperfeiçoando o conhecimento dos alunos através do Arduino, o qual foi utilizado para realização de vários experimentos voltados a eletrônica. São ministradas aulas teóricas e práticas, as quais resultaram em um bom desempenho dos alunos, destacandose a facilidade de compreensão, melhor realização de atividades em grupo e raciocínio lógico deles. Este projeto permite que a universidade trabalhasse junto à comunidade se apresentando como propagadora de saberes e conhecimentos, bem como a evolução dos alunos com o estímulo a aprendizagem.
Referências
E. Landau, “A coragem de ser superdotado”. São Paulo: Arte e Ciência, 2002.
B. A. Martins, M. C. M. Chacon, “Crianças precoces com indicadores de altas habilidades/superdotação: as características que contrariam a imagem de aluno ‘ideal’”, Revista Unisinos. 2016. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/viewFile/edu.2016.201.10/5236. Acesso em: 07 jun. 2019.
E. F. F. Ramírez, et al. “Desenvolvimento de competências através de campeonato de robótica parar estudantes com altas habilidades/superdotação”.COBENGE. Juiz de Fora. 2014.
A. Izquierdo. “A criança superdotada: Conceito, /diagnóstico e Educação – In: Necessidades Educacionais Específicas”. São Paulo: Artmed, 2007.
Flickr, Arduino UNO, Disponível em: https://www.flickr.com/photos/creative_tools/5407788592/in/photostrem/, Acesso em: 10 jul. 2019.