Implementação do Módulo Web Baseado na Arquitetura Cliente-Servidor para o Aplicativo Móvel Educacional e Open-Source Sem!o

  • Gabriele Bueno de Oliveira UNILA
  • Jeziel Mateus de Abreu UNILA
  • Joylan Nunes Maciel UNILA
  • Marcelo Nepomoceno Kapp UNILA

Resumo


O uso das tecnologias de informação na saúde tem promovido contribuições positivas no ensino-aprendizagem da medicina. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um módulo web e sua integração ao aplicativo móvel educacional e open-source Sem!o, o qual é utilizado no processo de ensino-aprendizagem da semiologia médica. O módulo web está em fase de implementação e emprega a arquitetura Cliente-Servidor, o padrão arquitetural REST, as ferramentas da plataforma Google Android e o modelo de desenvolvimento de software do Processo Unificado. A construção do módulo web permitirá o uso do aplicativo Sem!o por diversos usuários simultaneamente, via Internet, agregando características de interatividade e estimulando um melhor aprendizado dos termos médicos para os estudantes de medicina. Isto contribuirá positivamente na qualificação dos futuros profissionais médicos, pois o correto significado dos termos médicos promove diagnósticos mais precisos e efetivos para a sociedade. As características de flexibilidade de acesso e atualização da base de dados do aplicativo Sem!o são diferenciadas e o tornam aplicável em qualquer domínio do conhecimento na educação.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Android, REST, Aplicativo Web, Semiologia Médica.

Referências

Lee U., Han K., Cho H., Chung K., Hong H., Lee S., Noh Y., Park S., Carroll J. M.. Intelligent positive computing with mobile, wearable, and IoT devices: Literature review and research directions. Ad Hoc Networks, Volume 83, 2019, 8-24, ISSN 1570- 8705, 2019.

Urtiga, K. S.; Louzada, L. A. Telemedicina: Uma visão geral da arte. Congresso Brasileiro de Informática Médica, 2004.

Costello E, Corcoran, M, Barnett, J.S, Birkmeier, M. Information and Communication Technology To Facilitate Learning for Health Professions. Online Learning, v.18, n.4, p.1–17, 2014.

Martin Florence, Ertzberger Jeffrey, Here and now mobile learning: An experimental study on the use of mobile technology, Computers & Education, Volume 68, 76-85, ISSN 0360- 1315,2013.

Maciel, J. N. Protótipo de conferência multimídia e transmissão de dados de experimentos médicos em tempo real pela Web. (Monografia). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2005.

Jin, J.; Bridges, S. M. Educational technologies in problem-based learning in health sciences education: A systematic review. Journal of Medical Internet Research, v. 16, n. 12, p. 1–13, 2014.

Mccoy, L. et al., Developing Technology-Enhanced Active Learning for Medical Education: Challenges, Solutions, and Future Directions. The Journal of the American Osteopathic Association J Am Osteopath Assoc, v. 115115, n. 44, p. 202–211, 2015.

Free, C. et al., The Effectiveness of Mobile-Health Technologies to Improve Health Care Service Delivery Processes: A Systematic Review and Meta-Analysis. PLoS Medicine, v. 10, n. 1, 2013.

Sheppard, Sheppard Software: we make learn fun. Disponível em http://www.sheppardsoftware.com/web_games_vocab_med .htm . Acesso set. 2017.

Sporcle. Can you pick the correct medical term starting with 'R'. Sporcle Inc. Disponível em https://www.sporcle.com/games/Bellelady/medical-terms-letter-r. Acesso set. 2017.

Mcgrath, John. Medical Terminology Quiz. Disponível em https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_dot_dox.TheMTQuiz.. Acesso set. 2017.

Mcgrath, John. Learn Medical Terminology. Disponível em https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_dot_dox.InterActiveMT. Acesso set. 2017.

MGS. Terminologia médica (Free). Medical Group Software. Disponível em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.medicalgroupsoft.medical.directorymedtermsmultilang.free. Acesso set. 2017.

Ufostudio, Dicionário da Saúde Offline. Disponível em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ufo.disease.Acesso set. 2017.

Lasemi. Aplicativo: SemioQuiz. Disponível emhttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.LASEMI.SemioQuiz&hl=pt_BR. Liga LASEMI-UFBA. Acesso set. 2018. 2018.

Kahoot. Kahoot!. Disponível em https://kahoot.com/. Acesso set. 2019.

Alves, W. P. Projetos de Sistemas Web. Conceitos, Estruturas, Criação de Banco de Dados e Ferramentas de Desenvolvimento. Editora Érica. 1ª ed, 2015. ISBN-13: 978-8536510859.

Mendoza A. D., Wolfgram E., Oliveira S. P., Maciel, J. N., Desenvolvimento do Protótipo de um Aplicativo para o Estudo da Semiologia Médica. Resumo - Anais do XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde – CBIS 2018. Fortaleza-CE. 2018.

Halili, F.; Ramadani, E. Web Services: A Comparison of Soap and Rest Services. Modern Applied Science; Vol. 12, No. 3; 2018. ISSN 1913-1844.

Deitel P., Deitel H., Deitel A. An droid how to Program. Prentice Hall Press, Upper Saddle River, NJ, USA. 2013.

DiMarzio J. F.,Beginning Android® Programming with Android Studio. 4ed., John Wiley & Sons, ISBN:9781119419334, 2016.

Retrofit. A type-safe HTTP client for Android and Java. Disponível em https://square.github.io/retrofit. Acesso: 17 jul. 2019.

Pressman R. S. Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional. Editora Bookman. 7ª Ed. ISBN: 9788563308337. 2011.

Wolfgram, E. ; Mendoza, A. D. ; Maciel, J. N. ; Oliveira, S. P. .Protótipo Computacional de Apoio à Educação Médica: Análise de Requisitos e Projeto do Banco de Dados. Anais do VII EICTIUNILA, 2018.
Publicado
27/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DE OLIVEIRA, Gabriele Bueno; DE ABREU, Jeziel Mateus; MACIEL, Joylan Nunes; KAPP, Marcelo Nepomoceno. Implementação do Módulo Web Baseado na Arquitetura Cliente-Servidor para o Aplicativo Móvel Educacional e Open-Source Sem!o. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 16. , 2019, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 135-138. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2019.10347.