Utilização de Pygame para Ensino e Aprendizado de Orientação a Objetos

  • Ramon G. Camargo UENP
  • Carlos E. Ribeiro UENP
  • Fabio Sordi Junior UENP
  • Paulo R. Anastácio UENP
  • José R. Merlin UENP

Resumo


A programação de computadores se apresenta como complexa para muitos estudantes da área. Uma das causas desta complexidade é a dificuldade em lidar com o nível de abstração exigido para construção de programas. Por isto, diversos autores buscam métodos alternativos de ensino. Neste artigo, é abordada a programação de jogos com a utilização de Pygame, uma biblioteca da linguagem Python. Pretende-se, com isto, que a aprendizagem de programação orientada a objetos possa ser tratada como uma experiência visual, diminuindo a abstração. Os temas normalmente vistos nas disciplinas são analisados no contexto de Pygame. Os resultados preliminares mostram que é possível o ensino dos conceitos de orientação a objetos por meio do desenvolvimento de jogos simples.

Palavras-chave: Pygame, Programação Orientada a Objetos, Jogos.

Referências

Fernandes, V. S.; Freitas Junior, V. Evasão e Reprovação: uma análise das metodologias de ensino para a disciplina de lógica de programação. In.: Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar. 2014

Raabe, A. L. A.; Silva, J. M. C. Um ambiente para atendimento as dificuldades de aprendizagem de algoritmos. In: XIII Workshop de Educação em Computação – WEI, p.2326-2335. 2005

Leite Junior, A. J. M; Murakami, L. C.; Almeida, R. B. Criação de Jogos no curso de Administração (Relato de Práticas). In.: 3o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014). 2014, Dourados. Anais. . . Dourados:

Rizzo, G. Jogos inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

Medeiros, T.; Brasil, P.; Aranha, E. Um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. In.: 3o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014). 2014, Dourados. Anais. . . Dourados:

Merlin, J. R.; Saques, V. O. ; Braz, R. S. ; Anastacio, P. R. . Análise da Ferramenta Robocode Para Aprendizado de Orientação a Objetos. In: CONIEN - II Congresso Internacional de Ensino, 2019, Cornélio Procópio. Anais do CONIEN, 2019. p. 2036-2045.

Viegas, T. R.; Okuyama, F. Y.; Paravisi, M.; Bertagnolli, S. D. (2015). Uso das tics no processo de ensino-aprendizagem de programação. In Nuevas Ideas en Informática Educativa – TISE, pages 780–785.

H. Schildt. Java para iniciantes. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

H. Kinsley; W. McGugan. Python Games Development with Pygame. New York: Apress, 2015.

Abrantes, P., Mauritti, R., Roldão, C., Alves, L., Amaral, P., Baptista, I., Teixeira, A. (2011). Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, 12-27.
Publicado
27/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
CAMARGO, Ramon G.; RIBEIRO, Carlos E.; SORDI JUNIOR, Fabio; ANASTÁCIO, Paulo R.; MERLIN, José R.. Utilização de Pygame para Ensino e Aprendizado de Orientação a Objetos. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 16. , 2019, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 164-167. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2019.10355.