Engajamentos além do curtir: a pirâmide da pedagogia hacker

Resumo


A pirâmide da pedagogia hacker (P2H) é resultado de uma pesquisa qualitativa tendo como método a Teoria Fundamendada (TEF) com o ojetivo de investigar o fenômeno educativo dentro de laboratórios comunitários experimentais de tecnologia brasileiros também chamados de hackerspaces. A P2H é um tipo de pedagogia de engajamento multifacetado, com quatro faces específicas e inter-relacionais: uma técnica, uma afetiva, uma ideária e uma ativista. As quatro faces são tipos de motivações que formam uma pirâmide tridimensional na qual a pedagogia hacker em hackerspaces se estrutura política e ideologicamente. O engajamento é compreendido como decisão sobre si e ao mesmo tempo, ação sobre outrs pessoas sendo indipensável para manter vivo o espaço hacker de forma coerente com seus princípios e contradições.

Palavras-chave: Educação Hacker, Hackerspaces, Movimento hacker

Referências

MENEZES, Karina Moreira. P2H: pirâmide da pedagogia hacker : [vivências do (in)possível] / Tese (doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2018.

CASTELLS, Manuel. O Informacionalismo e a Sociedade em Rede in HIMANEN, Pekka. A ética dos hackers e o espírito da era da informação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

CAZELOTO, Edilson. Inclusão digital: uma visão crítica. São Paulo: Senac São Paulo, 2008. 208p.

DIAMANTAS, Hernani. Zonas de colaboração: conversas da MetaReciclagem. Senac: São Paulo, 2013.

CHARMAZ, Kathy. A construção da Teoria Fundamentada: Guia prático para a análise qualitativa. Joice Elias Costa (Trad.) Porto Alegre: Artmed, 2009. 272p.

ASTERA. PETTIS, Bree. Hackerspaces The Beginning. 2008. Disponível em https://archive.org/details/hackerspaces-the-beginning.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

BORDENAVE, Juan E. Diaz. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BURTET, Cecília Gehardt. Os saberes desenvolvidos nas praticas em um hackerspace de Porto Alegre. Dissertação Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração, Porto Alegre, 2014.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. João Paulo Monteiro (trad). São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000.

PRETTO, Nelson De Luca. Professores universitários em rede: um jeito hacker de ser. Editora Autêntica, 2010a. disponivel em http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1567; PRETTO, Nelson de Luca. Redes colaborativas, ética hacker e educação. Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 305-316.
Publicado
02/12/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MENEZES, Karina Moreira; PRETTO, Nelson De Luca. Engajamentos além do curtir: a pirâmide da pedagogia hacker. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 17. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 79-85. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2020.18612.