Inclusão Digital no campo: implantação e expansão da Internet no meio rural da região extremo oeste catarinense

  • Jocinei Marcos da Silva Centro Universitário FAI
  • Juliane Colling Universidade de Lisboa
  • Sibele Mueller Centro Universitário FAI

Resumo


A Internet se tornou algo muito essencial no dia a dia da população, para a execução de tarefas das mais simples até as mais difíceis, tanto na cidade quanto no campo. São realizadas pesquisas e acessos diários para consulta de dados sobre clima ou mesmo acessos às informações dos produtores integrados às empresas de aves e suínos. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar como ocorreu o processo de expansão de acesso à Internet no meio rural nos municípios da região extremo oeste de Santa Catarina, quais localidades ainda não possuem acesso à Internet e quais os impactos da inclusão digital para a população rural. Para alcançar o objetivo, a pesquisa utilizou-se de metodologia exploratória, realizando coleta de dados por meio de questionário aplicado à moradores e as empresas prestadoras do serviço de telecomunicações no interior dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Mondaí. Estes municípios foram escolhidos por ficarem em uma área de grande produção, envolvendo avicultura, suinocultura, setor leiteiro, gado de corte, além da agricultura. O questionário desenvolvido, foi aplicado através do WhatsApp, onde foi obtido 30 respostas do questionário aplicado a eles, e é composta por duas empresas provedoras de Internet. São ela: Nedel Telecom e UltraWeb Telecomunicações LTDA, sendo que estas também responderam questionário sobre as atuais demandas e problemas enfrentados por elas, além é claro, das possíveis melhorias que estejam implementando, ou que estejam em estudo para aplicações futuras. Como resultados identificou-se que desde o início da implementação do sistema de Internet, houve uma boa evolução no sinal entregue aos clientes, sendo que da mesma forma, continua sua expansão e suas melhorias, com trocas de equipamentos tanto nas casas dos clientes, quanto nas torres e espelhos de transmissão, tudo para entregar um sinal de melhor qualidade e maior estabilidade no sinal, bem como um maior conforto aos usuários do sistema. Esses acessos são feitos por diversas formas, desde celulares a computadores de mesa e notebooks. Outro fato importante percebido é a evolução na entrega do sinal de Internet oferecido no interior, que nos últimos anos melhorou muito, saindo da tecnologia 2.4 Ghz, e evoluindo para a tecnologia 5 Ghz. Conclui-se então que a Internet trouxe melhorias importantes para a população rural, mas ainda há melhorias a serem realizadas para promover maior inclusão digital rural.

Palavras-chave: Inclusão Digital, Rural, Comunicação Rural, Melhoria de sinal

Referências

BERNARDES, J. C. et. al. O uso das tecnologias de informação e comunicação na agricultura familiar: um caminho para a sustentabilidade. Fórum ambiental da Alta Paulista , v.11, n.9, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em 15 nov. 2020.

CETIC. TIC Domicílios . Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/. Acesso em 15 nov. 2020.

FELICIANO, A. M.; LAPOLLI, E. M; WILERDING, I. A.; SOUZA, V. A. B. Inclusão Digital Rural: Capilaridade para ações de Governo Eletrônico. Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico . v.2, n.3, 2010. Disponível em: http://buscalegis.ufsc.br/revistas/index.php/observatoriodoegov/article/view/31. Acesso em 04 nov. 2020.

LIMA, G. K. A. Atividade de aprendizagem : Tipo de pesquisas científicas. Web Artigos. 2014. Disponível em: [link]. Acessado em 26 de ago. 2019.

MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LEITE, M. A. de A.; MOURA, M. F. Os novos desafios e oportunidades das tecnologias da informação e da comunicação na agricultura (AgroTIC). In: MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LEITE, M. A. de A.; LUCHIARI JUNIOR, A.; ROMANI, L. A. S. (Ed.). Tecnologias da informação e comunicação e suas relações com a agricultura. Brasília, DF: Embrapa, 2014. Cap. 1. p. 23-38.

MATTOS, F. A. M.; CHAGAS, G. J. N. Desafios para a inclusão digital no Brasil . Perspectivas em ciência da informação, v.13, n.1, p.67-94, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v13n1/v13n1a06.pdf. Acesso em 09 nov. 2011.

TOOGE, R. Apesar de expansão, mais de 70% das propriedades rurais no Brasil não têm acesso à Internet. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 09 ago. 2020.
Publicado
02/12/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Jocinei Marcos da; COLLING, Juliane; MUELLER, Sibele. Inclusão Digital no campo: implantação e expansão da Internet no meio rural da região extremo oeste catarinense. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 17. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 141-146. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2020.18621.