Cultura do uso de Softwares Piratas na região Extremo Oeste Catarinense e Noroeste Gaúcho

  • Andressa Franciele Feiten Centro Universitário FAI
  • Juliane Colling Centro Universitário FAI

Resumo


O uso de softwares em nosso dia a dia é uma prática rotineira, no entanto, percebe-se uma cultura de utilização de softwares que deveriam ser pagos, sem o devido licenciamento, utilizando-se da prática de pirataria de software. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo identificar se a população da região extremo oeste catarinense e noroeste gaúcho possui ciência sobre conceito e riscos do software pirata, bem como se fazem uso destes. Para isso, utilizou-se de um questionário online, divulgado por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Como resultado, identificou-se que a maioria dos respondentes sabe o que é o software pirata e conhece os riscos de segurança e legais associados ao seu uso, mas ainda assim utiliza alguns softwares piratas. Conclui-se que o uso de softwares piratas faz parte de uma cultura enraizada, sendo necessárias ações de informação, conscientização e educação digital a longo prazo para intervir nesta situação.

Palavras-chave: Pirataria de Software, Riscos da pirataria, Distribuição ilegal, Segurança da Informação

Referências

BAGUETE. Pirataria : Guerra em Santa Catarina. Disponivel em: [link]. Acesso em: 28 set 2020.

BIEGER, Roger dos S. Pirataria em Ambientes Corporativos. Revista Conexão, n.6, v.1, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 04 set. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.609 de 19 de fevereiro de 1998. Lei do software. Diário Oficial da União, Brasília,DF, 19 de fev. de 1998. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9609.htm. Acesso em: 26 set. 2020.

BSA THE SOFTWARE ALLIANCE. Não adianta disfarçar, isso não vai dar certo. Disponivel em: http://www.denunciesoftwareilegal.org.br/. Acesso em: 28 set. 2020.

CONSTANCIO, JR. K. Software Livre X Software Pago – uma Alternativa à Utilização de Software Pirata: Um Estudo na Escola Municipal do Município de Barra do Guarita - RS. Monografia (Tecnólogo de nível superior em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Itapiranga, Itapiranga, 2013.

MAIS DADOS DIGITAL. Pirataria de softwares é crime e causa prejuízo bilionário em todo o mundo. Disponível em: [link]. Acesso em 12 nov. 2020.

OKUYAMA, F. Y.; MILETTO, E. M.; NICOLAO, M. Desenvolvimento de Software I. Conceitos básicos. Porto Alegre: 2014.

OLHAR DIGITAL. Entenda o ciberataque que afetou mais de 200 mil PCs em 150 países. Disponível em: https://olhardigital.com.br/especial/wannacry/. Acesso em: 29 set. 2020.

ORRICO, JR, Hugo. Pirataria de Software. 2ª ed. São Paulo: 2004.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 9.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.

TECHSOUP. 6 riscos da instalação de um software pirata para sua empresa ou organização. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 set. 2019.
Publicado
02/12/2020
Como Citar

Selecione um Formato
FEITEN, Andressa Franciele; COLLING, Juliane. Cultura do uso de Softwares Piratas na região Extremo Oeste Catarinense e Noroeste Gaúcho. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 17. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 147-151. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2020.18622.