Robótica Educacional: A Possibilidade de múltiplas aprendizagens no espaço escolar
Resumo
Este trabalho tem por objetivo promover a discussão sobre a possibilidade da aprendizagem nas múltiplas áreas do conhecimento utilizando a Robótica Educacional como ferramenta no processo de ensino aprendizagem formal. Pautado nos conceitos Piagetianos;na teoria tecnológica de aprendizagem de Papert e nas orientações metodológicas da Base Nacional Curricular Comum;como também aos elementos constitutivos da prática cotidiana e das experiências pedagógicas de aprendizagem ocorridas no Projeto Piloto de Robótica Educacional implementado na Escola Municipal Anita Garibaldi Município de Toledo – Pr nos anos de 2018 e 2019. Como resultado descreve-se algumas considerações relevantes sobre experiência de imersão dos alunos no campo da Robótica Educacional e as contribuições no processo de mediação educativa.
Referências
BRIGHENTI, Josiane.; BIAVATTI, Vania Tanira.; SOUZA, Taciana Rodrigues de. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Disponível: [link].
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FRAWLEY, Willian.Vigotsky e a ciência cognitiva: linguagem das mentes social e computacional. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando.; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projeto de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
HERNÁNDEZ, Fernando.Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LITWIN, Edith. Tecnologia educacional: Política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artmed, 1997.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n2.126, set. / out. 1995.
NÉRICI, Imideo Giuseppe. Didática geral dinâmica. 9.ed. São Paulo: Atlas,1978.
PAPERT, Seymour M. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
REPORTAGEM. Jornal do Oeste 09/07/2019."Robótica educacional: projeto visa melhorar qualidade de ensino nas escolas". Disponivel em: [link].
SOFFNER, Renato. Tecnologia e Educação: Um diálogo Freire – Papert. Centro de Educação – UFPE, 2013.
VEIGA, Alencastro. Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. Ilma Passos, Campinas, SP: Papirus, 2013.
VYGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente. 4° ed. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1991.