O projeto de ensino TourIFRS – Conhecendo o câmpus através de um ambiente virtual online

  • Gabriel Paniz Patzer IFRS
  • Aline Rezendes Girotto IFRS
  • Rafael Rovani Tognon IFRS

Resumo


O TourIFRS é um projeto de ensino que busca proporcionar acesso a informações sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Sertão – de uma maneira lúdica: através de uma espécie de jogo, que será disponibilizado no site da instituição. O problema, no qual o projeto se inspirou, é a falta de conhecimento que as pessoas têm das estruturas e setores do câmpus, dada a extensão e complexidade dele. Diante disso, o projeto tem o objetivo de desenvolver um site de apresentação do IFRS Câmpus Sertão para o público em geral, mas especialmente aqueles que desejam ingressar na instituição. O projeto foi motivado pela necessidade, agravada pela pandemia do COVID-19, de ter uma maneira de fácil acesso de conhecer o ambiente, sem precisar marcar horário de visita e ir fisicamente ao campus. O resultado esperado do projeto é fornecer um meio virtual que possibilite qualquer usuário conhecer as estruturas do campus através de equipamentos eletrônicos como computador, notebook, smartphone, etc por meio de uma espécie de jogo com imagens, texto e mapa. Para tanto, foi escolhida a ferramenta Twine para o desenvolvimento, já que ela permite a criação de uma história não-linear acessível via navegadores web. Além do desenvolvimento do website, foram adquiridas fotos e vídeos em alta qualidade do ambiente da instituição, que serão utilizadas na ferramenta, considerando características de responsividade e acessibilidade, e disponibilizadas de forma organizada para serem utilizadas em outros projetos. Para a criação das descrições dos ambientes, os alunos entraram em contato via e-mail com os servidores da instituição. O projeto está em fase de execução, contando com a estrutura principal de navegação concluída, as fotos e mapas parcialmente completas e a estilização e avaliação do site aguardando a finalização das descrições e fotos.

Palavras-chave: desenvolvimento de website, front-end, navegação virtual interativa

Referências

IFRS Sertão, “Cursos – Campus Sertão”, Disponível em: https://ifrs.edu.br/sertao/cursos/.

IFRS Sertão, “Histórico – Campus Sertão”, Disponível em: https://ifrs.edu.br/sertao/institucional/historico/.

IFRS Sertão, “Organograma – Campus Sertão”, Disponível em: https://ifrs.edu.br/sertao/institucional/gestao-atual/.

L. M. D. Lopes, K. N. S. Vidotto, E. Pozzebon, L. B. Frigo, “Jogos Digitais Como Recurso De Incentivo À Leitura: Uma Revisão Sistemática”, in Rev. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, V. 15, N. 2, Dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/79241/46130.

IFRS Sertão, “Projetos de Ensino – Campus Sertão”, Disponível em: https://ifrs.edu.br/sertao/ensino/projetos-de-ensino-2/.

T. Pacievitch, “Evasão Escolar”, in InfoEscola., Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/evasaoescolar/.

C. Brandalise, “Uma nova e preocupante evasão escolar”, in ISTOÉ, 20/04/18, Disponível em: https://istoe.com.br/uma-nova-e-preocupante-evasaoescolar/.

C. Klimas, “Twine / an open-source tool for telling interactive, nonlinear stories”, Disponível em: http://twinery.org/.

Bootstrap, “Bootstrap – the most popular HTML, CSS and JS library in the world.”, Disponível em: https://getbootstrap.com/.

V. Agafonkin, “Leaflet – a Javascript library for interactive maps”, Disponível em: https://leafletjs.com/.

V. Agafonkin, “Interactive Choropleth Map – Leaflet – a Javascript library for interactive maps”, Disponível em: https://leafletjs.com/examples/choropleth/.

GitHub Inc., “GitHub: Where the world builds software”, Disponível em: https://github.com/.
Publicado
02/12/2020
Como Citar

Selecione um Formato
PATZER, Gabriel Paniz; GIROTTO, Aline Rezendes; TOGNON, Rafael Rovani. O projeto de ensino TourIFRS – Conhecendo o câmpus através de um ambiente virtual online. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 17. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 168-171. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2020.18627.