Protótipo de Irrigação automatizada enquanto ferramenta para o ensino de computação: A Teoria na Prática

  • Julio Cezar da Silva Ferreira UFPR
  • Marcos Antonio Schreiner UFPR
  • Paola Cavalheiro Ponciano UFPR

Resumo


Os custos com sistemas automatizados geralmente são altos e inacessíveis, como por exemplo, aqueles em que se otimiza o uso de água doce nas irrigações para pequenos produtores e também aqueles desenvolvidos para fins educacionais. Nas últimas décadas, o uso de prototipagem tem sido muito utilizado no ambiente escolar para o ensino das mais variadas disciplinas e até mesmo de maneira interdisciplinar. Visando uma diminuição nos custos com a implantação de sistema de automação, utiliza-se meios alternativos, como a prototipagem com Arduino e sucata, com isso, termos como: Cultura Maker e Aprendizagem Baseada em projetos, tem sido cada vez mais utilizados por pesquisadores para explicar e divulgar as metodologias emergentes de ensino no ambiente escolar. O presente trabalho situa-se no confronto entre uma proposta de uso de prototipagem e a implantação de um sistema real da automação de um parreiral de uva na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina como ferramenta propulsora do ensino de Computação.

Palavras-chave: Educação, ensino, automação, prototipagem

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Publicado
02/12/2020
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FERREIRA, Julio Cezar da Silva; SCHREINER, Marcos Antonio; PONCIANO, Paola Cavalheiro. Protótipo de Irrigação automatizada enquanto ferramenta para o ensino de computação: A Teoria na Prática. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 17. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 185-188. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2020.18631.