Avaliação de softwares livres e de código aberto para gestão de metadados no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo
Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados obtidos na avaliação dos softwares de gerenciamento de metadados no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (FEBR). Os métodos e procedimentos consistiram numa pesquisa bibliográfica sobre sistemas de catalogação e gerenciamento de dados e metadados da pesquisa, usando o Registry of Research Data Repositories (re3data.org). No entretanto, os sistemas de catalogação e gerenciamento de dados e metadados, segundo o re3data.org, são três as alternativas mais populares: CKAN, DataVerse e DSpace. Os primeiros resultados se destacam pelas funcionalidades de cada software apresentando recursos para construção de um repositório de dados de pesquisa com objetivo do compartilhamento dos dados. Sendo elaborado critérios para análise dos softwares em destaque os seguintes tópicos: requisitos para instalação, finalidade e uso do software, principais limitações de cada software e instalação.
Referências
M. Walport e P. Brest, “Sharing research data to improve public health”, The Lancet , vol. 377, n o 9765, p. 537–539, 2011.
“Full table of contents — CKAN 2.10.0a documentation”. https://docs.ckan.org/en/latest/contents.html (acessado ago. 18, 2020).
“All Documentation - DSpace Documentation - LYRASIS Wiki”. https://wiki.lyrasis.org/display/DSDOC/All+Documentation (acessado ago. 18, 2020).
“Dataverse Documentation v. 5.1.1 — Dataverse.org”. https://guides.dataverse.org/en/latest/ (acessado nov. 20, 2020).
C. G. Pavão, E. N. Borges, L. Ciuffo, e L. A. B. Azambuja, “Acesso Aberto a Dados de Pesquisa no Brasil: Práticas e Soluções Tecnológicas.”, Simpósio Internacional Network Science, Rio de Janeiro, RJ, 2018. Acessado: set. 20, 2020. [Online]. Disponível em: [link].
C. M. G. Pavão, R. F. Gabriel Junior, S. A. de S. Vanz, E. N. Borges, e L. A. B. Azambuja, “Acesso aberto a dados de pesquisa no Brasil: soluções tecnológicas para compartilhamento de dados no Brasil: relatório”, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2018. [Online]. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/185126.
P. R. B. BERTIN, “Relatório de Status de Execução: Estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil”, Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União Parceria para Governo Aberto, Brasília, DF, mar. 2020. Acessado: ago. 10, 2020. [Online]. Disponível em: [link].