LPBOT: Um assistente virtual de apoio ao ensino de programação

  • Juliano Cesar Marins Rossi IFMS
  • Camila Yumi Koike IFMS

Resumo


Umas das principais dificuldades enfrentadas por estudantes ingressantes em cursos de computação/informática é a compreensão da lógica de programação, sendo essa uma base para que o estudante avance em todas as disciplinas relacionadas a programação. Dessa forma, o objetivo deste resumo é mostrar os resultados preliminares obtidos no desenvolvimento de um chatbot para a plataforma WhatsApp com tecnologia aberta Rasa, cuja finalidade é promover um suporte e auxílio para os estudantes dos cursos de TI. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, bibliográfica e aplicada. Os resultados parciais obtidos através do levantamento de requisitos e da prototipagem, demonstram que é plenamente possível o desenvolvimento de um chatbot educacional, trazendo assim um auxílio aos estudantes das disciplinas de TI.

Palavras-chave: Chatbot, Lógica de Programação, Aprendizado

Referências

CNN Brasil. Procura por profissionais de tecnologia cresceu cerca de 671% durante a pandemia. São Paulo, 27 de out. de 2021. Disponível em: [link]. Acesso em 26 de Jun. de 2022.

OLIVEIRA, A. M.; SILVA, L. D. Gamificação: Metodologia de Ensino de Informática Básica a Turmas de PROEJA. 3° Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, v.3, n.1, 2019.

ALENCAR, G.; FREITAS, A. K.; PESSOA, M. S.; MARTINS, D. J. S. Utilizando o SCRATCH nas aulas de Lógica de Programação do Proeja: Um relato de experiência. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 542-545, Dezembro 2014.

MORÃES, M. J. F.; POMPEIRO, O. J. Evasão nos cursos de graduação em Computação. Anais do EVINCI-UniBrasil, v.1, n.4, p.2088-2103.

HOLANDA, W. D.; FREIRE, L. P.; COUTINHO, J. C. S. Estratégias de ensino aprendizagem de programação introdutória no ensino superior: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, v.17, n.1, p.527-536.

SILVEIRA, R. S.; BERTOLINI, C.; PARREIRA, F. J.; Cunha, G. B. Impacto do ensino remoto na disciplina de Programação durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Revista Gestão e Desenvolvimento, v.8, n.2, p.200-2013.

WhatsApp Inc. Dois bilhões de usuários: conectamos o mundo com privacidade. 12 de Fev. de 2021. Disponível em: [link]. Acesso em 26 de Jun. de 2022.

BARROS, D. M. V.; GUERREIRO, A. M. Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots. Espaço Pedagógico. v.26, n.2, p.410-431.

Rasa Docs. Introduction to Rasa Open Source. 2022. Disponível em: <https://rasa.com/docs/rasa/>. Acesso em 26 de Jun. de 2022.

LUCCHESI, I. L.; SILVA, A. R. Avaliação de um chatbot no contexto educacional: um relato de experiência com metis. Renote. Porto Alegre, v.16, n.1, p.113-122, Jul. 2018.
Publicado
02/11/2022
ROSSI, Juliano Cesar Marins; KOIKE, Camila Yumi. LPBOT: Um assistente virtual de apoio ao ensino de programação. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 19. , 2022, Evento Híbrido. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 133-136. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2022.228030.