Bancos Físicos x Digitais – Evolução Tecnológica nos serviços bancários
Resumo
A evolução tecnológica vem se expandindo no sistema financeiro. Com o advento da internet e a mobilização no setor financeiro, um novo modelo de negócio foi proposto, ocasionando uma transformação de hábitos e uma sociedade mais digital. Este artigo objetiva analisar a evolução dos bancos e a implementação dos bancos digitais e demonstrar a preferência dos usuários. Como metodologia realizou-se uma pesquisa de campo via formulário on-line, enviado aos participantes da pesquisa. Com a coleta de dados realizada, é possível compreender a gama de serviços prestados por estes bancos, o comportamento e as preferências dos participantes. Ao todo, 112 pessoas participaram da pesquisa e os resultados apontam preferência satisfatória para os bancos digitais, isto é, a valorização da tecnologia na área financeira.
Referências
Banco Central do Brasil, "Arranjo de Pagamento: arranjo e instituição de pagamento autorizados pelo BCB," Brasília, DF: BACEN, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 jan. 2023.
B. King, "Branch today, gone" Edição Kindle, Cingapura: Marshall Cavendish business, 2012.
Federação Brasileira de Bancos, "Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária volume 1, 2, 3 2022". Febraban. Disponível em: [link]. Acesso em: 2023.
F. Vale, G. A. S. Pinto, K. A. C. Marques, and M. O. Teodoro, "PIX: tecnologia do Brasil," Revista Latinoamericana de estudos científicos, vol. 3, no. 16, 2022.
G. Barros, I. Coelho, and V. Palomares, "O impacto das fintechs no setor bancário nacional," Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, vol. 7, no. 3, pp. 83-111, 2019.
I. J. Assis, L. A. Mazarão, and M. R. H. Gonçalves, "O crescimento da tecnologia financeira no Brasil: uma análise sobre a (ex) inclusão digital no cenário econômico nacional," Monografia, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2022.
P. T. Olegário and F. Gallo, "Banco Postal e Uso do Território no Brasil: da inclusão financeira à inclusão digital," Geografia (Londrina), vol. 30, no. 1, pp. 23–41, 2021.
D. S. Guimarães Júnior et al., "A Percepção da Inovação Tecnológica em Serviços e a Fidelização de Clientes: uma análise do setor de serviços bancários," Revista Gestao.org, vol. 19, no. 2, pp. 232-249, 2021.
Philip Kotler, "Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos," São Paulo: Pearson, 2005.
P. Kotler, "Princípios de Marketing," São Paulo: Pearson, 2014.
R. D. Blackwell, P. W. Miniard, and J. F. Engel, "Comportamento do consumidor," 9. ed. São Paulo, 2005.