Reconhecimento Facial para Controle de Acesso de Estudantes ao Instituto Federal do Paraná - Campus Cascavel

  • Eduardo Nogueira Korte IFPR
  • Rodrigo Junior de Souza Avelar IFPR
  • Odair Moreira de Souza IFPR
  • Thiago Berticelli Ló IFPR

Resumo


O controle de acesso dos estudantes do Instituto Federal do Paraná - Campus Cascavel é feito com uma carteira de identificação física, o que impacta no tempo de entrada e saída, além de não garantir a identidade do portador. Este trabalho tem como objetivo substituir a carteira pelo reconhecimento facial, aprimorando a segurança e otimizando o processo de entrada e saída. O foco principal é avaliar os algoritmos Histograma de Gradiente Orientado e Rede Neural Convolucional para identificação facial e aplicá-los no controle de acesso.. O trabalho inclui uma série de testes com diferentes cenários em relação ao ambiente que será utilizado, como variações de iluminação, distância da câmera e qualidade de imagem utilizando bancos de imagens públicos visando minimizar os erros de reconhecimento. Na fase atual do trabalho, é possível cadastrar usuários por fotos e realizar todo o processo de reconhecimento facial em tempo real.

Palavras-chave: Reconhecimento facial, Algoritmos HOG e CNN, Controle de Acesso

Referências

SÉRGIO MARCONDES, José. Controle de Acesso: O que é, objetivos, tipos, funcionamento. Gestão de Segurança Privada. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 jun. 2023.

INTELBRAS. Tipos de controle de acesso: qual usar em cada situação? Blog Intelbras, [Online]. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 jun. 2023.

Open Source Computer Vision. OPENCV DOCUMENTATION. Disponível em: docs.opencv.org/4.x/. Acesso em: 10 jun. 2023.

GEITGEY, Adam. FACE RECOGNITION. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2023.

EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL. Open Science Research V. 1ª ed. Guarujá - SP: Editora Científica Digital, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2023.

GEITGAY, Adam. MACHINE LEARNING IS FUN! PART4: MODERN FACE RECOGNITION WITH DEEP LEARNING. Disponivel em: [link]. Acesso em: 16 set. 2023.

NUMPY. NUMPY DOCUMENTATION. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set 2023.
Publicado
18/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
KORTE, Eduardo Nogueira; AVELAR, Rodrigo Junior de Souza; SOUZA, Odair Moreira de; LÓ, Thiago Berticelli. Reconhecimento Facial para Controle de Acesso de Estudantes ao Instituto Federal do Paraná - Campus Cascavel. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 20. , 2023, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 162-165. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2023.236527.