Reconhecimento Facial para Controle de Acesso de Estudantes ao Instituto Federal do Paraná - Campus Cascavel
Resumo
O controle de acesso dos estudantes do Instituto Federal do Paraná - Campus Cascavel é feito com uma carteira de identificação física, o que impacta no tempo de entrada e saída, além de não garantir a identidade do portador. Este trabalho tem como objetivo substituir a carteira pelo reconhecimento facial, aprimorando a segurança e otimizando o processo de entrada e saída. O foco principal é avaliar os algoritmos Histograma de Gradiente Orientado e Rede Neural Convolucional para identificação facial e aplicá-los no controle de acesso.. O trabalho inclui uma série de testes com diferentes cenários em relação ao ambiente que será utilizado, como variações de iluminação, distância da câmera e qualidade de imagem utilizando bancos de imagens públicos visando minimizar os erros de reconhecimento. Na fase atual do trabalho, é possível cadastrar usuários por fotos e realizar todo o processo de reconhecimento facial em tempo real.
Referências
INTELBRAS. Tipos de controle de acesso: qual usar em cada situação? Blog Intelbras, [Online]. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 jun. 2023.
Open Source Computer Vision. OPENCV DOCUMENTATION. Disponível em: docs.opencv.org/4.x/. Acesso em: 10 jun. 2023.
GEITGEY, Adam. FACE RECOGNITION. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2023.
EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL. Open Science Research V. 1ª ed. Guarujá - SP: Editora Científica Digital, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2023.
GEITGAY, Adam. MACHINE LEARNING IS FUN! PART4: MODERN FACE RECOGNITION WITH DEEP LEARNING. Disponivel em: [link]. Acesso em: 16 set. 2023.
NUMPY. NUMPY DOCUMENTATION. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set 2023.