Construindo o Futuro da Educação: guiando o aprendizado com inteligência artificial
Resumo
O projeto de extensão aborda o analfabetismo digital e a importância da alfabetização científica. Seu objetivo foi capacitar educadores e alunos, destacando que a inovação não substitui, mas aprimora o conhecimento existente. Durante o desenvolvimento, um formulário foi criado para coletar dados sobre inteligência artificial de professores e alunos, visando adaptar as estratégias de ensino e preparar as gerações futuras para as mudanças na educação. Ao longo do projeto foi trabalhado com diversos educadores e educandos no uso de novas tecnologias de inteligência artificial.
Referências
J. DA SILVA. (2019). Uso de Software Livre no Brasil. Latinoware - Congresso Latino Americano de Software livre.
UNESCO (2023). A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?. Unesco.
RIBEIRO, V, M. (1997). Alfabetização Funcional: referências conceituais e metodológicas para pesquisas. Scielo
IBGE. (2023). Domicílios. Brasília, DF: IBGE.Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama. Acesso em: 10 set. 2023.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. p. 41.
SASSERON, L, E. et al. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica.
NUNES, T. (1990). Construtivismo e Alfabetização: um balanço crítico. Scielo.
SÓCRATES (380 a.C). A República. (Platão, Trad.). São Paulo, SP: Martin Claret. (Apud. Silva, J., 2019, p. 100).
CAMPOS, C, R. et al. (2023). Artificial Intelligence and Education. South Florida Journal of Development.
PASCAL, B. (1670). Pensamentos. (M. P. de Souza, Trad.). São Paulo, SP: Martins Fontes.
ORBEM, A. (2020). The Sisyphean Cycle of Technology Panics. Perspectives on Psychological.
NELLI, G., Savvina, N. A., & Zavyalov, S. O. (2023). O papel da Inteligência Artificial na educação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Educação, 28(1), 1-28.
SCHIFF, D. (2021). the future of artificial intelligence in education.
ALAM, A. (2021). Possibilidades and Apprehensions in the Landscape of Artificial Intelligence in Education. ResearchGate.
OPEN SOURCE. (2021). O que é e como funciona. Software: Open sources [s. l.]. Rock Content.