Interação Humano-Computador para facilitar o processo de plantio de amostras

  • Antony Henrique Bresolin Biopark Educação
  • Pedro Piveta Barrotti Biopark Educação
  • Willian Douglas Ferrari Mendonça Biopark Educação

Resumo


Este estudo descreve o desenvolvimento de um aplicativo móvel em andamento, projetado para simplificar o manuseio e a organização de planilhas de croqui usadas no controle de campos de amostra na agricultura. O objetivo principal é abordar desafios comuns no gerenciamento dessas planilhas por meio de funcionalidades como redimensionamento personalizado, preenchimento em padrão zig-zag, catalogação de sementes e preservação de planilhas para uso futuro. A interface intuitiva e as funcionalidades robustas buscam otimizar o fluxo de trabalho, aprimorando a eficiência e a precisão. O desenvolvimento do aplicativo segue a metodologia do Produto Mínimo Viável, priorizando características essenciais que atendem às necessidades iniciais dos usuários. A parceria ativa com a empresa colaboradora desempenha um papel fundamental na melhoria contínua do aplicativo. Em resumo, este aplicativo em fase de desenvolvimento representa uma solução promissora no campo do gerenciamento de planilhas de croqui, demonstrando a sinergia entre pesquisa acadêmica e avanço tecnológico para atender às demandas específicas do mercado.

Palavras-chave: Interação Humano-Computador, Agricultura 4.0, Estudo de Caso

Referências

A. Zewge and Y. Dittrich, “Systematic mapping study of information technology for development in agriculture (the case of developing countries),” The Electronic Journal of Information Systems in Developing Countries, vol. 82, no. 1, pp. 1–25, 2017.

Biopark, “Biopark educação,” 2023. [Online]. Available: [link]

Sempre, “Sempre agtech,” 2023. [Online]. Available: [link]

F. M. L. E. A. Oeste, “Artigo: Os desafios da agricultura moderna,” 2018. [Online]. Available: [link].

React, “React native para iniciantes - curso node.js,” 2023. [Online]. Available: [link]

J. P. d. S. Bastos, “Desenvolvimento web orientado a micro frontends,” Ph.D. dissertation, 2020.

M. Estevanim, “Lógicas de produção jornalística em tempos de transformação digital: um pensamento sobre produto e adoção de metodologias ágeis,” Ph.D. dissertation, Universidade de São Paulo, 2021.

Java, “Java™ platform, standard edition 8 api specification,” 2023. [Online]. Available: [link].

Mozilla, “Javascript - mdn web docs,” 2023. [Online]. Available: [link]

Figma, “Figma: The collaborative interface design tool,” 2023. [Online]. Available: [link]
Publicado
18/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BRESOLIN, Antony Henrique; BARROTTI, Pedro Piveta; MENDONÇA, Willian Douglas Ferrari. Interação Humano-Computador para facilitar o processo de plantio de amostras. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 20. , 2023, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 190-193. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2023.236547.