A utilização da plataforma GeoGebra.org em atividades práticas de Geometria para estudantes do Ensino Fundamental

Resumo


O presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa a partir de uma ação de extensão universitária. A tarefa consistiu na aplicação de atividades práticas com a utilização da plataforma de recursos de matemática dinâmica GeoGebra.org, para estudantes de 18 turmas de 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, da Escola Municipal Irmã Maria Amália (EMIMA), localizada na cidade de Teófilo Otoni - MG. Os estudantes foram recebidos no ICET/UFVJM, acompanhados de seus professores, e participaram de atividades envolvendo a aplicação de conceitos de Geometria Plana com a utilização da referida Plataforma. Foi possível verificar o interesse, a motivação e a capacidade dos estudantes diante da integração dessa ferramenta pedagógica na abordagem de conteúdos matemáticos. É possível concluir que a implementação de plataformas digitais interativas, como o GeoGebra.org, pode ser uma ferramenta auxiliar no ensino, promovendo tanto a inclusão social quanto o desenvolvimento de habilidades matemáticas de forma eficaz.
Palavras-chave: ensino de matemática, geogebra, geometria dinâmica

Referências

I P. Amador et al., “A matemática nos anos finais do ensino fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em cachoeira do sul (rs)” 2017.

V. M. Kenski, Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus editora, 2007.

C. C. de Matos and D. J. G. Coutinho, “Desafios educacionais: A resistência do professor às novas tecnologias e a necessidade de capacitação,” Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, vol. 10, no. 5, pp. 1069-1079, 2024.

D. Churchill, “Towards a useful classification of learning objects)” Educational Technology Research and Development, vol. 55, pp. 479-497, 2007.

H. J. Bortolossi, “Movimentos, pensamentos e geogebra” In: Basniak, M. e Rubio-Pizzorno, S. (Org.) Perspectivas teórico-metodológicas em pesquisas que envolvem tecnologia na Educação Matemática: o GeoGebra em foco., pp. 96-117, 2020.

J. B. d. Souza, “Sequências didáticas com realidade aumentada como auxílio para desenvolver a habilidade de visualização espacial” 2020.

P. E. E. D. U. CONSELHO DE ENSINO, “Resolução nº. 06, de 17 de abril de 2009 da ufvjm,” 2009.

G. G. C. Flôres, C. V. M. C. V. Mathias, M. C. PS. M. Cecília, and P. Santarosa, “As transformações geométricas sob o olhar de um aluno com o transtorno do espectro autista” Perspectivas da Educação Matemática, vol. 12, no. 29, pp. 448-466, 2019.
Publicado
27/11/2024
DE SOUZA, Jaime Batista; JARDIM, Deborah Faragó; GUIMARÃES, Patricia Baldow; PETZOLD, Vitor Hugo; OLIVEIRA, Uany Souza; GONÇALVES, Alice Santos. A utilização da plataforma GeoGebra.org em atividades práticas de Geometria para estudantes do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 35-40. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245718.