Educação Ambiental e Robótica Sustentável: A construção de robôs utilizando materiais recicláveis e resíduos eletrônicos no ensino fundamental
Resumo
A educação ambiental é essencial para a formação cívica das crianças e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este artigo descreve a implementação de atividades educativas interativas em escolas, visando introduzir conceitos de sustentabilidade por meio da construção de robôs com materiais recicláveis. Inspirado no robô Wall-E, sugerimos a criação de modelos robóticos de papelão para alunos de 10 anos, promovendo a prática de robótica e o uso de materiais recicláveis e fontes de energia renováveis. Complementando com literatura atualizada e vídeos educativos, este estudo destaca a educação ambiental como fundamental para um futuro sustentável e para a formação de cidadãos conscientes dos desafios ambientais globais.
Referências
A. P. Silva and R. P. d. Santos Junior, "Environmental education and sustainability: is an interdisciplinary integration between basic education and universities possible?" Ciência & Educação, vol. 25, no. 3, pp. 803–814, 2019
P. Jacobi, "Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade", Cadernos de Pesquisa, 2003
F. B. V. Benitti, "Exploring the educational potential of robotics in schools: A systematic review", Computers and Education, vol. 58, 2012
E. M. Foundation, "Founding partners of the ellen macarthur foundation 2013 circular economy towards the economic and business rationale for an accelerated transition", 2013
F. R. Sullivan, The creative nature of robotics activity: Design and problem solving, 2017
M. Kandlhofer and G. Steinbauer, "Evaluating the impact of educational robotics on pupils' technical- and social-skills and science related attitudes", Robotics and Autonomous Systems, vol. 75, 2016
D. Alimisis, "Educational robotics: Open questions and new challenges", Themes in Science and Technology Education, vol. 6, 2013
M. C. S. Medeiros, M. da Conceição Marcolino Ribeiro, and C. M. de Arruda Ferreira, "Ambiental meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas", Âmbito Jurídico, 2017
Ministério da Educação, "Instituto desenvolve projeto de extensão sobre robótica", [link], 2024, acesso em: 19 de junho de 2024, às 15:35
D. d. S. B. Segura, Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. Annablume, 2001, vol. 158
A. Eguchi, "Educational robotics for promoting 21st century skills", Journal of Automation, Mobile Robotics and Intelligent Systems, 2014
M. C. S. Medeiros, M. d. C. M. Ribeiro, and C. M. d. A. FERREIRA, "Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas", Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, no. 92, pp. 539–553, 2011
R. Mendes and A. Vaz, "Environmental education within schools: revealing teachers’ experiences and perspectives", Educação em Revista, vol. 25, pp. 395–411, 2009
C. C. Brasil, "Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010", Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, vol. 3, 2010
Ministério da Educação, "Robótica com sucata, promovendo a sustentabilidade", [link], Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2024, acesso em: 30 de outubro de 2024
A. D’Ausilio, "Arduino: A low-cost multipurpose lab equipment", Behavior Research Methods, vol. 44, 2012
J. M. Wing, "Computational thinking", Communications of the ACM, vol. 49, no. 3, pp. 33–35, 2006
S. Martinez, "Invent to learn: Making, tinkering and engineering in the classroom", in 2016 EDI, 2016
F. Hernández, Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Artmed Editora, 2007
P. L. Torres and L. M. M. Siqueira, "Educação virtual nas universidades: As contribuições da aprendizagem colaborativa", Revista Historia de la Educación Latinoamericana, vol. 14, 2013
G. F. Dias and S. Salgado, Educação ambiental, princípios e práticas. Editora Gaia, 2023
I. P. on Climate Change (IPCC), Climate Change 2021 – The Physical Science Basis. Cambridge University Press, 2023