Jogos Digitais sob a perspectiva da Engenharia de Software: um mapeamento sistemático da literatura

Resumo


A adoção dos Jogos Digitais foi amplamente utilizada para manter os estudantes engajados pedagogicamente no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Além disso, evidenciou uma valorização exponencial em relação ao uso e desenvolvimento industrial do Jogos Digitais nas diferentes demandas de mercado. Este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) que inclui a análise de artigos sobre Jogos Digitais e a Engenharia de Software a partir de três importantes bases internacionais, nomeadamente ACM Digital Library, Scopus e Springer Link, repositórios recomendados para a realização de pesquisas na área de Engenharia de Software. A ferramenta Parsifal foi utilizada para apoiar a execução da MSL. Foram analisados os estudos primários dos anos de 2020 a 2024 (pandemia e pós-pandemia de Covid-19), tendo como fenômeno de interesse a obtenção de informações empíricas em relação à utilização de técnicas de Engenharia de Software no desenvolvimento de Jogos Digitais. Um total de 112 estudos foram indexados a partir da string de busca, dos quais 99 a partir dos critérios de inclusão e exclusão foram rejeitados e 13 foram analisados para responder às questões de pesquisa e análise dos critérios de avaliação. Analisando os dados, conclui-se que a maioria dos estudos apresentam a Engenharia de Software de forma tímida ou pontual no desenvolvimento de Jogos Digitais.
Palavras-chave: Jogos Digitais, Engenharia de Software, Covid-19

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Publicado
27/11/2024
MORGENROTH, Alexssandro ; SANTOS, Marcos Ramos dos; SANTANDER , Victor Francisco Araya. Jogos Digitais sob a perspectiva da Engenharia de Software: um mapeamento sistemático da literatura. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 209-216. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245748.