Transformando o Ensino de Matemática na Educação Básica: O Impacto das Tecnologias de Realidade Aumentada e Virtual

Resumo


Este artigo investigou a integração de tecnologias imersivas, como realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV), no ensino de matemática na educação básica, focando em como essas tecnologias podem transformar métodos pedagógicos tradicionais. O objetivo principal foi avaliar a eficácia de um jogo educativo desenvolvido em Unity, destinado a ensinar as quatro operações matemáticas fundamentais aos alunos do ensino fundamental. O método adotado consistiu em uma pesquisa bibliográfica, que envolveu a análise de literatura recente para explorar o impacto e a eficácia da RA e RV na educação. Trabalhos fundamentais como Tori, Hounsell e Kirner (2020) sobre as potencialidades da realidade virtual e Delgado Lopes et al. (2019) sobre a aplicação da realidade aumentada no contexto educacional foram examinados. A revisão dos estudos mostrou que o uso de interfaces interativas e mecânicas de jogo, projetadas através do Unity, pode, significativamente, melhorar a compreensão e o engajamento dos alunos em matemática. Concluiu-se que a RA e a RV não apenas reforçam o aprendizado matemático, mas também atendem às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos, promovendo uma educação mais inclusiva.

Palavras-chave: Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Educação Matemática, Tecnologia Educacional, Unity

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Publicado
27/11/2024
MARTINEK, Wallesa ; PERETTI, Adriano ; MAURICIO, Claudio R. M.; TEIXEIRA, João Marcelo. Transformando o Ensino de Matemática na Educação Básica: O Impacto das Tecnologias de Realidade Aumentada e Virtual. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 318-325. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245783.