Acessibilidade na Realidade Aumentada: Aplicações Educacionais Inclusivas
Resumo
A realidade aumentada (RA) possui um potencial significativo para transformar a educação ao criar experiências de aprendizado imersivas e interativas. Este projeto investiga como a RA pode ser empregada para promover a inclusão na educação, com ênfase na acessibilidade. O desenvolvimento envolveu a pesquisa teórica sobre acessibilidade e RA, a seleção de tecnologias como os óculos Meta Quest 2 e o software Unity3D, e a criação de funcionalidades adaptativas como "Speech to Text" e "Sound Direction". Os testes com usuários e feedbacks de especialistas indicaram que a RA pode melhorar consideravelmente o engajamento e a compreensão de alunos com deficiência, particularmente no ambiente escolar. Os resultados destacam a importância do design universal na criação de experiências educacionais de RA e sugerem que futuras pesquisas devem se concentrar na integração de tecnologias assistivas para potencializar o impacto educacional. O trabalho proporciona uma base sólida para o desenvolvimento contínuo de práticas pedagógicas que visam uma educação mais equitativa e acessível, reforçando o papel transformador da tecnologia na promoção de uma educação inclusiva.
Palavras-chave:
acessibilidade, realidade aumentada, educação inclusiva, tecnologia assistiva, design universal
Referências
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 set. 2024.
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Publicado
27/11/2024
Como Citar
RAMOS, Ana Paula de Oliveira; RIEGER, Felipe da Silva; SILVA, Francisco Euzébio; FARIAS, Gabriel Antonelli Carvalho; CIDADE, João Pedro de Oliveira; STREY, Leonardo Grübel; ROCKENBACH, Ramiro Thoma.
Acessibilidade na Realidade Aumentada: Aplicações Educacionais Inclusivas. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 388-391.
DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245734.