BioBoosters: Aplicação web para auxiliar na preservação da Estação Ecológica de Quedas do Iguaçu por meio da identificação de espécies e do processo de ensino-aprendizagem
Resumo
A Mata Atlântica abriga aproximadamente 2.500 vertebrados e 20.000 espécies de plantas, ambas com altos níveis de endemismo. Conhecer as espécies da região é de suma importância para preservação da vegetação que atualmente corresponde a apenas de 12 a 24 % do território original. Uma das maneiras de preservar e conservar sua biodiversidade é transformá-la em Unidades de Conservação (UC). A Estação Ecológica (ESEC) de Quedas do Iguaçu é uma UC que visa a proteção de um trecho da Mata Atlântica presente no município homônimo. Apesar da importância da ESEC, ainda não há levantamento das espécies presentes no local, sendo que esse tópico é fundamental para garantir políticas de preservação eficazes. Além disso, a população local desconhece a existência da ESEC e um dos modos de torná-la próxima à comunidade é apresentando-a de forma dinâmica nas escolas. O seguinte trabalho objetiva desenvolver uma aplicação informativa, interativa e educacional como uma ferramenta de aprendizagem através da identificação das espécies pelos estudantes do IFPR Quedas do Iguaçu. A aplicação web apresentará espaços destinados à informação sobre a Mata Atlântica, riqueza de espécies, registros de identificação, contato com especialistas e curiosidades. A identificação das espécies será feita por meio da utilização de modelos do TensorFlow, além disso serão utilizadas outras tecnologias para o desenvolvimento da aplicação web. Busca-se, dessa forma, conscientizar os estudantes para auxiliar na preservação da biodiversidade da região, além de monitorar a ocorrência das espécies já descritas para a Mata Atlântica.
Palavras-chave:
Educação, Fauna, Flora, Mata Atlântica, Unidade de conservação
Referências
PINTO, L. P.; HIROTA, M. M. 30 anos de Conservação do Hotspot de Biodiversidade da Mata Atlântica: desafios, avanços e um olhar para o futuro. São Paulo: Fundação SOS Mata Atlântica, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 mai 2024.
FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA. Conservação da Mata Atlântica brasileira: um balanço dos últimos dez anos, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 jul 2024.
MYERS, N.; MITTERMEIER, R. A.; MITTERMEIER, C. G.; FONSECA, G. A. B.; KENT, J. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature , v. 403, p. 853-858, 2000. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun 2024.
FUNDAÇÃO SOS MATA ATLANTICA. A Mata Atlântica é a floresta mais devastada do Brasil, [s.d.]. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 mai 2024.
HAJJ-HASSAN, M.; CHAKER, R.; CEDERQVIST, A. M. Environmental Education: A systematic review on the use of digital tools for fostering sustainability awareness. Sustainability, v. 16, n. 9, 2024.Disponível em: DOI: 10.3390/su16093733. Acesso em: 11 jul 2024.
ESTADO DO PARANÁ. Censo Escolar, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jul 2024.
ROBBINS, J. N. Understanding HTML: A Beginner's Guide, 4. ed., [S.l.], O’REILLY, 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 jul 2024.
DUCKETT, J. JavaScript & JQuery: Interactive Front-End Web Development. 1ª ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jul 2024.
MILANI, A. MySQL: guia do programador. 10 ed. São Paulo: Novatec Editora, 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jul 2024.
COPES, F., et al. Introduction to Node.js. 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 01 ago 2024.
VISUAL PARADIGM ONLINE. Visual Paradigm Online gratuito, [s.d.]. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 ago 2024.
GEHRED, A. P. Canva. Journal of the Medical Library Association, v. 108, n. 2, p. 338–340, abr. 2020. DOI: 10.5195/jmla.2020.940. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 Ago 2024.
FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA. Conservação da Mata Atlântica brasileira: um balanço dos últimos dez anos, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 jul 2024.
MYERS, N.; MITTERMEIER, R. A.; MITTERMEIER, C. G.; FONSECA, G. A. B.; KENT, J. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature , v. 403, p. 853-858, 2000. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun 2024.
FUNDAÇÃO SOS MATA ATLANTICA. A Mata Atlântica é a floresta mais devastada do Brasil, [s.d.]. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 mai 2024.
HAJJ-HASSAN, M.; CHAKER, R.; CEDERQVIST, A. M. Environmental Education: A systematic review on the use of digital tools for fostering sustainability awareness. Sustainability, v. 16, n. 9, 2024.Disponível em: DOI: 10.3390/su16093733. Acesso em: 11 jul 2024.
ESTADO DO PARANÁ. Censo Escolar, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jul 2024.
ROBBINS, J. N. Understanding HTML: A Beginner's Guide, 4. ed., [S.l.], O’REILLY, 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 jul 2024.
DUCKETT, J. JavaScript & JQuery: Interactive Front-End Web Development. 1ª ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jul 2024.
MILANI, A. MySQL: guia do programador. 10 ed. São Paulo: Novatec Editora, 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jul 2024.
COPES, F., et al. Introduction to Node.js. 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 01 ago 2024.
VISUAL PARADIGM ONLINE. Visual Paradigm Online gratuito, [s.d.]. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 ago 2024.
GEHRED, A. P. Canva. Journal of the Medical Library Association, v. 108, n. 2, p. 338–340, abr. 2020. DOI: 10.5195/jmla.2020.940. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 Ago 2024.
Publicado
27/11/2024
Como Citar
COSTA, Leticia Rebelatto; MANFRIN, Jéssica; SANTANA, Rayssa Mariana Silva.
BioBoosters: Aplicação web para auxiliar na preservação da Estação Ecológica de Quedas do Iguaçu por meio da identificação de espécies e do processo de ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 452-455.
DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245708.