Educação Baseada em Evidências: Desenvolvimento de plataforma aberta para análise de dados do programa federal Criança Alfabetizada
Resumo
Este estudo apresenta o desenvolvimento e aplicação do DataEduca, uma plataforma open-source voltada à análise de dados educacionais, com o objetivo de auxiliar na implementação da Educação Baseada em Evidências (EBE). O artefato foi aplicado no município de Santo Augusto, RS, com 135 alunos do 3º ao 5º ano, no contexto do programa federal Criança Alfabetizada. O DataEduca permitiu a criação de pareceres pedagógicos individuais, fornecendo planos de estudo personalizados para suprir defasagens de aprendizagem e possibilitando o monitoramento contínuo da evolução ou regressão do rendimento dos alunos. Como contribuição, a plataforma facilita o uso de dados educacionais para a tomada de decisões pedagógicas mais eficazes. As avaliações de aceitação da ferramenta ainda serão conduzidas. O estudo destaca o potencial da tecnologia para otimizar a prática pedagógica e recomenda futuros testes em diferentes contextos educacionais.
Palavras-chave:
Educação Baseada em Evidências, análise de dados, software livre
Referências
Brasil, “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”. Acesso em 21 set. 2024, em [link].
Oliveira, João Batista Araujo e (2014). “Educação Baseada em Evidências”. Acesso em 21 set. 2024, em [link].
Slavin, Robert (2002). “Evidence-based education policies: Transforming educational practice and research”. Educational Researcher, 31 (7), 15-21.
Tanimura, Cathy (2022). “SQL para Análise de Dados - Técnicas avançadas para transformar dados em insights”. Novatec.
Simon, Herbert (1996). “The Science of the Artificial”. Cambridge - Massachusetts (Estados Unidos da América): MIT Press.
Dresch, Aline; Lacerda, Daniel Pacheco; Antunes, José Antônio Valle (2015). “Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia”. Porto Alegre - RS: Bookman.
Saraiva et al. (2023). “Avaliando a Facilidade de Uso de uma ferramenta de modelagem de diagramas: uma abordagem experimental”. In: Anais do XIV encontro anual de tecnologia da Informação - EATI. SBC: Ano 12, n. 1.
Cruz et al. (2022). “Uso do TAM - Technology Acceptance Model - no Ciclo de Design de Aplicações Computacionais”. In: IHC`22 - Trilha Minicursos: Diamantina - MG..
Oliveira, João Batista Araujo e (2014). “Educação Baseada em Evidências”. Acesso em 21 set. 2024, em [link].
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Dresch, Aline; Lacerda, Daniel Pacheco; Antunes, José Antônio Valle (2015). “Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia”. Porto Alegre - RS: Bookman.
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Cruz et al. (2022). “Uso do TAM - Technology Acceptance Model - no Ciclo de Design de Aplicações Computacionais”. In: IHC`22 - Trilha Minicursos: Diamantina - MG..
Publicado
27/11/2024
Como Citar
BIONDO, Uianes Luiz Rockenbach; DE OLIVEIRA, Lilian Baungratz; OTTONELLI, Elaine Terezinha Sapiezinski; DE LIMA, Sandra Janete; PAIER, Eliane Teresinha.
Educação Baseada em Evidências: Desenvolvimento de plataforma aberta para análise de dados do programa federal Criança Alfabetizada. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 436-439.
DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245743.