Inteligência Artificial e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem: Um Novo Caminho para Metodologias Ativas
Resumo
O ensino tradicional enfrenta desafios na sua metodologia, principalmente por não usufruir das novas tecnologias que promovem maior autonomia e personalização. As Inteligências Artificiais permitem adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos. O estudo de Bloom, “O problema dos 2 sigmas”, apresenta que, o ensino individualizado pode melhorar significativamente o desempenho. Os Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS) complementam essa abordagem, facilitando o acesso, a personalização, e proporcionando ambientes planejados e controlados, com mais inclusão para alunos com os mais diversos perfis de aprendizado.
Referências
DEPARTMENT OF EXPERIMENTAL PSYCHOLOGY. Exploring the Acceptance and User Satisfaction of AI-Driven e- Learning Platforms (Blackboard, Moodle, Edmodo, Coursera and edX): An Integrated Technology Model. 2021.
PRISMETRIC. Learning Management System Development. 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 set. 2024.
MORDOR INTELIGENCE. Learning Management System Market 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 set.2024.
IDSC. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de Qualidade. Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 22 set. 2024.
BLOOM, B. S. The 2 Sigma Problem: The Search for Methods of Group Instruction as Effective as One-to-One Tutoring. Educational Researcher, v. 13, n. 6, p. 4-16, 1984. Acesso em: 18 set. 2024.
MoodleMoot Global 2024: Dia 29 – Redefinindo o aprendizado por meio da inovação em IA e do impacto global. disponível em: [link]. Acesso em: 24 out. 2024.