Neuroacolhimento: Uma plataforma de auxílio a jovens estudantes com Altas Habilidades/Superdotação

  • Gabriel Dick Lopes Senac Santa Cruz
  • João Francisco de Castro Silveira Senac Santa Cruz
  • Poliana Antunes da Rosa Senac Santa Cruz
  • Luiz Rauber Henrique Rodrigues Senac Santa Cruz

Resumo


Este trabalho aborda o tema de acolhimento emocional a estudantes superdotados (SD) e altamente habilidosos (AH) no espaço escolar, aprofundando-se em diversos pontos importantes e pouco debatidos atualmente, como a assincronia cognitiva e emocional no desenvolvimento dos jovens, visando chamar atenção às diferenças e desesteriotipar os termos. O estudo é de caráter qualitativo, tendo como ponto de partida a análise de questionamentos realizados a estudantes e professores do Ensino Médio, resultando no protótipo de uma plataforma digital que auxilie responsáveis e professores em uma conduta mais significativa e que contribua para que estudantes AH/SD possam explorar seu potencial e entender suas emoções, de forma saudável e equilibrada.

Palavras-chave: Superdotação, Altas Habilidades, Escola

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2022. Disponível em [link] Acesso em 13 de agosto de 2024

JOYCE, N. et al. A SÍNDROME DA ASSINCRONIA EM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA UFSM: ESTUDO DE CASO. [s.l: s.n.]. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 ago. 2024.

RENZULLI, Joseph. The three-ring conception of giftedeness: a developmental model for creative productivity. In: RENZULLI, Joseph S.; REIS, S. M. The triad reader. Connecticut: Creative Learning Press, 1986. p. 2-19.

NEUMANN, P. A sobre-excitabilidade e a educação nas altas habilidades ou superdotação: Overexcitability and education in high abilities or giftedness. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 ago. 2024.

Patricia Neumann. APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO E SOBRE-EXCITABILIDADE EMOCIONAL NAS AH/SD: UM ESTUDO DE CASO. In: ANAIS DO 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAçãO ESPECIAL, 2018, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2018. Disponível em: [link] Acesso em: 13 ago. 2024.
Publicado
27/11/2024
LOPES, Gabriel Dick; SILVEIRA, João Francisco de Castro; ROSA, Poliana Antunes da; RODRIGUES, Luiz Rauber Henrique. Neuroacolhimento: Uma plataforma de auxílio a jovens estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 508-511. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245715.