Omnis Chess: Desenvolvimento de um xadrez adaptado para Pessoas Com Deficiências Físicas dos Membros Superiores por Meio de Hardware e Software Livre
Resumo
O projeto Omnis Chess busca promover a inclusão de pessoas com deficiência física nos membros superiores à prática do xadrez. Dados do IBGE mostram que 3,7% da população brasileira possui algum grau de deficiência nos membros superiores, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de tecnologias assistivas. Conforme a Lei Nº 13.146/2015, há a garantia ao direito ao acesso igualitário a esportes e lazer. O objetivo é desenvolver um sistema autônomo capaz de reconhecer comandos de voz em português e movimentar automaticamente as peças no tabuleiro. Para isso, o sistema utiliza um microcomputador Raspberry Pi Zero 2W, bibliotecas de código aberto, como python-chess para a lógica do jogo, SpeechRecognition (online) e Vosk (offline) para reconhecimento de voz e com suporte ao modelo Kaldi. A estrutura física baseia-se em um mecanismo CoreXY, comum em impressoras CNC, controlada por motores de passo. Os resultados parciais indicam o funcionamento da integração das tecnologias online, enquanto o reconhecimento de voz offline com a biblioteca vosk integrada com um modelo Kaldi para o português precisa ser otimizado, melhorando a resposta a comandos específicos, e assim integrar o software ao protótipo físico e iniciar os testes de usabilidade e garantir que o Omnis Chess seja uma ferramenta eficaz para a inclusão social.
Palavras-chave:
Tecnologia assistiva, xadrez adaptado, reconhecimento de voz, controlador numérico computadorizado
Referências
IBGE, "Pessoas com deficiência e as desigualdades sociais no Brasil," 2019. Disponível: [link]. Acesso em: 14 set. 2024.
I. Gomes e IBGE, "Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda," 2024. Disponível: [link]. Acesso em: 20 set. 2024.
L. S. Eschembach e D. Giacobo, "Lillac: Uma aplicação web destinada à busca de serviços especializados para pessoas com deficiência," in Anais do XX Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2023, pp. 102–106. Disponível: [link]. Acesso em: 15 set. 2024.
BRASIL, "Lei No 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)," Diário Oficial da União, 2015.
C. Castro, "Uma história cultural do xadrez," Cadernos de Teoria da Comunicação, vol. 1, no. 2, pp. 3–12, 1994.
L. N. Rezende Júnior e A. V. M. de Sá, "O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo," in Rev. Educ. PUC-Camp, vol. 21, no. 2, pp. 221–229, 2016.
M. Seabra Júnior e F. Felício, "Xadrez adaptado como recurso de tecnologia assistiva a um estudante com deficiência múltipla," Colloquium Humanarum, vol. 13, no. 4, pp. 77–82, 2016. Disponível: [link]. Acesso em: 6 set. 2024.
A. Y. Doglaev, "Formação da atividade intelectual de escolares do ensino fundamental no processo de aprendizagem do xadrez", " Desenvolvimento da Educação, vol. 4, no. 3, pp. 21–24, 2021. Disponível: Publishing House Sreda. Acesso em: 3 set. 2024.
F. B. Sebastião, H. C. dos Santos, O. M. de Souza, et al., "Domótica assistiva com controle ocular para inclusão de deficientes tetraplégicos," in Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2023, pp. 170–173. Disponível: [link]. Acesso em: 21 set. 2024.
L. Pozzi, S. Guerini, S. Arrigoni, A. Pedrocchi e M. Gandolla, "Um assistente robótico para jogadores de xadrez com deficiência em jogos competitivos," International Journal of Social Robotics, vol. 16, no. 1, pp. 173–183, 2024.
G. A. Fine, "Estratégia e sociabilidade: A mente, o corpo e a alma do xadrez". American Journal of Play, vol. 6, no. 3, 2014.
AUTOMATED CHESSBOARD, Autodesk Instructables, 2022.Disponível: [link]. Acesso em: 4 set. 2024.
P. Smid, A Comprehensive Guide to Practical CNC Programming, 2ª ed. Nova Iorque, NY: Industrial Press Inc., 2003.
PYPI. SpeechRecognition Documentation. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 ago. 2024.
MAIGA, A.; ATARO, E.; GITHINJI, S. "Real-Time Face, Voice, and Speech Recognition for Telecom Cloud Admin Identity Verification." Disponível em: [link]. Acesso em: 21 set. 2024.
I. Gomes e IBGE, "Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda," 2024. Disponível: [link]. Acesso em: 20 set. 2024.
L. S. Eschembach e D. Giacobo, "Lillac: Uma aplicação web destinada à busca de serviços especializados para pessoas com deficiência," in Anais do XX Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2023, pp. 102–106. Disponível: [link]. Acesso em: 15 set. 2024.
BRASIL, "Lei No 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)," Diário Oficial da União, 2015.
C. Castro, "Uma história cultural do xadrez," Cadernos de Teoria da Comunicação, vol. 1, no. 2, pp. 3–12, 1994.
L. N. Rezende Júnior e A. V. M. de Sá, "O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo," in Rev. Educ. PUC-Camp, vol. 21, no. 2, pp. 221–229, 2016.
M. Seabra Júnior e F. Felício, "Xadrez adaptado como recurso de tecnologia assistiva a um estudante com deficiência múltipla," Colloquium Humanarum, vol. 13, no. 4, pp. 77–82, 2016. Disponível: [link]. Acesso em: 6 set. 2024.
A. Y. Doglaev, "Formação da atividade intelectual de escolares do ensino fundamental no processo de aprendizagem do xadrez", " Desenvolvimento da Educação, vol. 4, no. 3, pp. 21–24, 2021. Disponível: Publishing House Sreda. Acesso em: 3 set. 2024.
F. B. Sebastião, H. C. dos Santos, O. M. de Souza, et al., "Domótica assistiva com controle ocular para inclusão de deficientes tetraplégicos," in Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2023, pp. 170–173. Disponível: [link]. Acesso em: 21 set. 2024.
L. Pozzi, S. Guerini, S. Arrigoni, A. Pedrocchi e M. Gandolla, "Um assistente robótico para jogadores de xadrez com deficiência em jogos competitivos," International Journal of Social Robotics, vol. 16, no. 1, pp. 173–183, 2024.
G. A. Fine, "Estratégia e sociabilidade: A mente, o corpo e a alma do xadrez". American Journal of Play, vol. 6, no. 3, 2014.
AUTOMATED CHESSBOARD, Autodesk Instructables, 2022.Disponível: [link]. Acesso em: 4 set. 2024.
P. Smid, A Comprehensive Guide to Practical CNC Programming, 2ª ed. Nova Iorque, NY: Industrial Press Inc., 2003.
PYPI. SpeechRecognition Documentation. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 ago. 2024.
MAIGA, A.; ATARO, E.; GITHINJI, S. "Real-Time Face, Voice, and Speech Recognition for Telecom Cloud Admin Identity Verification." Disponível em: [link]. Acesso em: 21 set. 2024.
Publicado
27/11/2024
Como Citar
CECHIM, Filipe Potrich; GANHOR, João Paulo; DE SOUZA, Odair Moreira.
Omnis Chess: Desenvolvimento de um xadrez adaptado para Pessoas Com Deficiências Físicas dos Membros Superiores por Meio de Hardware e Software Livre. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 468-471.
DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245759.