Sistema de Acompanhamento Acadêmico para Neuroatípicos no Ensino Superior

  • Fabiano Romeu Henry Passos Mackenzie
  • Valéria Farinazzo Martins Mackenzie
  • Renata Mendes Araujo Mackenzie

Resumo


Este estudo propõe o desenvolvimento de um sistema de acompanhamento acadêmico voltado para alunos neuroatípicos no ensino superior, especificamente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Com base em uma análise detalhada das práticas atuais em instituições de ensino superior, o estudo identifica lacunas na comunicação e no suporte pedagógico oferecido a esses alunos. O objetivo central é criar uma ferramenta tecnológica que registre o progresso acadêmico, facilite a comunicação entre docentes e profissionais de apoio, e promova estratégias pedagógicas personalizadas. Além de abordar a falta de integração entre diferentes setores da universidade, a pesquisa propõe um modelo processual que permita uma tratativa mais eficaz das demandas desses alunos, contribuindo para uma educação superior mais inclusiva e equitativa.

Palavras-chave: Neurodiversidade, Inclusão Acadêmica, Tecnologia Assistiva

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Publicado
27/11/2024
HENRY PASSOS, Fabiano Romeu; MARTINS, Valéria Farinazzo; ARAUJO, Renata Mendes. Sistema de Acompanhamento Acadêmico para Neuroatípicos no Ensino Superior. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 532-535. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245703.