Dermatoscópio Acessível com IA

  • Silvio Marques Xavier Junior IFPE
  • Tiago Pessoa Ferreira de Lima IFPE
  • Josiel Da Cunha Silva IFPE
  • Ana Clara Silva de Menezes IFPE
  • Ericlécio Thiago Morais de Araújo IFPE
  • Matheus Kennedy Dionísio Santiago IFPE
  • Sionise Rocha Gomes IFAM
  • Thiago Valentim Bezerra IFPE / UFPE

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um dermatoscópio de baixo custo, voltado à atenção primária, utilizando tecnologias acessíveis como impressão 3D e Inteligência Artificial (IA). Considerando o alto custo dos dermatoscópios convencionais e a escassez de profissionais especializados em regiões periféricas, propôs-se uma alternativa viável para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce de lesões cutâneas, especialmente o câncer de pele. O dispositivo foi modelado em software específico e impresso em filamento de PLA, apresentando um formato ergonômico e compatível com diversos modelos de smartphones. O sistemaóptico incorpora LEDs multi-espectrais (ultravioleta e branco) para análise detalhada das lesões. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo que utiliza redes neurais convolucionais treinadas com um banco de dados dermatológico, permitindo a captura, análise e geração de relatórios preliminares de diagnóstico. Os testes indicaram boa acurácia na triagem de lesões comuns, com potencial de melhorias para casos mais complexos. O protótipo apresentou baixo custo, leveza, durabilidade e funcionalidade adequada, destacando-se como uma solução promissora para o rastreamento de neoplasias em áreas de baixa infraestrutura. O projeto contribui para a democratização do acesso à dermatoscopia, promove a integração entre saúde e tecnologia, e alinha-se às diretrizes da saúde pública para prevenção e detecção precoce do câncer de pele.

Palavras-chave: Dermatoscópio, Impressão 3D, Inteligência Artificial, Diagnóstico precoce, Câncer de pele

Referências

Drummond, Mariana Vieira Martins Sampaio, et al. Dermatoscopia como ferramenta auxiliar para o diagnóstico de doenças escamosas acrais: psoríase palmoplantar, tinea pedis/manuum e eczema. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 99, n. 4, p. 578-581, 2024.

BOMFIM, Simara Silva et al. Câncer de pele: conhecendo e prevenindo a população. REVISA, v. 7, n. 3, p. 255-259, 2018.

Incidência de câncer de pele em ambulatório de dermatologia na Região Sul de São Paulo. Medicina Cutânea Ibero-Latino-Americana, v. 46, n. 1, p. 17-21, 2018

ALVES, Juliana Carvalho Tavares; FIGUEIREDO, Raissa Paulino Da Costa; DE VASCONCELOS, Rossana C. Farias. Incidência de câncer de pele em ambulatórios de dermatologia na Região Sul de São Paulo. Medicina Cutánea Ibero-Latino-Americana, v. 1, pág. 17-21, 2018.

KROHLING, Breno et al. A smartphone based application for skin cancer classification using deep learning with clinical images and lesion information. arXiv preprint arXiv:2104.14353, 2021.

OU, Chubin et al. Um modelo de fusão multimodal baseado em aprendizado profundo para diagnóstico de lesões cutâneas usando imagens clínicas e metadados coletados por smartphone. Frontiers in Surgery, v. 9, p. 1029991, 2022.
Publicado
22/10/2025
XAVIER JUNIOR, Silvio Marques; LIMA, Tiago Pessoa Ferreira de; SILVA, Josiel Da Cunha; MENEZES, Ana Clara Silva de; ARAÚJO, Ericlécio Thiago Morais de; SANTIAGO, Matheus Kennedy Dionísio; GOMES, Sionise Rocha; BEZERRA, Thiago Valentim. Dermatoscópio Acessível com IA. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 22. , 2025, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 809-812. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2025.16507.