Um Estereótipo de Interface de Usuário para Sistemas de Informação em Android
Resumo
A Interface com Usuário (IU) é um dos componentes mais complexos dos Sistemas de Informação (SI) modernos, já que é necessário alcançar uma comunicação satisfatória entre a IU e outras partes do código, além de oferecer consistência e desempenho aceitáveis [Bowen et al. 2020]. Abordagens de desenvolvimento baseado em modelos tem auxiliado na produtividade e padronização de IU. Este artigo propõe um Metamodelo de Apresentação para IU em Android possibilitando a produção de IU baseada em modelos. A partir de um estudo exploratório com SI para dispositivos Android, foi identificada a falta de padronização devido à política de publicação nessa plataforma. Um Metamodelo de Apresentação e um Estereótipo de IU foram desenvolvidos para a plataforma Android trazendo diretrizes e padrões da plataforma iOS, uma vez que tal plataforma possui diretrizes mais sólidas. Uma implementação do Estereótipo de IU para Android foi feita mostrando a viabilidade de utilizar o Metamodelo como um modelo executável. Os benefícios do Estereótipo de IU para Android incluem não apenas a construção e padronização, mas também a reutilização de SI para a plataforma Android.
Referências
Costa, S. L., Graciano Neto, V. V., Oliveira, J. L., and Calçado, B. R. (2014a). User interface stereotypes: A model-based approach for information systems user interfaces. In Proc. of the SBSI '14, pages 113-124, Londrina, Brazil. SBC.
Costa, S. L., Neto, V. V. G., and Oliveira, J. L. (2014b). A user interface stereotype to build web portals. In 9th Latin American Web Cong., pages 10-18.
Delgado, A., Estepa, A., Troyano, J., and Estepa, R. (2016). Reusing ui elements with model-based user interface development. International Journal of Human-Computer Studies, 86:48-62.
Emmanouilidis, C., Koutsiamanis, R.-A., and Tasidou, A. (2013). Mobile guides: Taxonomy of architectures, context awareness, technologies and applications. Journal of network and computer applications, 36(1):103-125.
Freitas, I. and Paiva, S. L. C. (2018). Anais I Workshop Lat.-Amer. Trab. em Andam. em Comput., volume 1, chapter Definição de um Metamodelo para geração de Interfaces de Usuário para aplicativos móveis, pages 56-61. SBC.
Graciano Neto, V. V., Paiva, S. L. C., Loja, L. F. B., and Oliveira, J. L. (2017). Compêndio sobre Pesquisa e Desenv. de Plataformas Computacionais Centradas na Web: Uma visão da Eng. de Soft., volume 1, chapter Web Enterprise Information Systems Engineering: A Path and the Road Aheads, pages 33-42. UFSJ.
Kronbauer, A. H., Santos, C. A., and Vieira, V. (2012). Smartphone applications usability evaluation: a hybrid model and its implementation. In International Conference on Human-Centred Software Engineering, pages 146-163. Springer.
Lee, C.-M. and Kim, Y.-W. (2009). User interface prototype generation technique supporting usage-centered design. International Journal of Software Engineering and Knowledge Engineering, 19(01):23-46.
Loja, L., Paiva, S., and Oliveira, J. (2020). Towards bpm@runtime. In Anais do II Workshop em Modelagem e Simulação de Sistemas Intensivos em Software, pages 16-25, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Marin, I., Ortin, F., Pedrosa, G., and Rodriguez, J. (2015). Generating native user interfaces for multiple devices by means of model transformation. Frontiers of Information Technology & Electronic Engineering, 16(995-1017).
Oliveira, D. H. D., Miranda, L. C., Miranda, E. E. C., and Silva, L. F. (2012). Prototipação de interfaces de aplicativos para dispositivos móveis: Estado da arte e desafios de IHC. In Proc. of IHC'12, pages 315-324, Porto Alegre, Brazil. SBC.
Szekely, P. (1996). Retrospective and challenges for model-based interface development. In Design, Specification and Verification of Interactive Systems '96, pages 1-27, Namur, Belgium. Springer-Verlag.
Vaupel, S., Taentzer, G., Gerlach, R., and Guckert, M. (2018). Model-driven development of mobile applications for android and ios supporting role-based app variability. Software & Systems Modeling, 17(1):35-63.
Wang, G. G. and Shan, S. (2005). Review of metamodeling techniques for product design with computation-intensive processes. Proceedings of the Canadian Engineering Education Association (CEEA).