Simulação Paralela de Redes de Petri
Resumo
As Redes de Petri (RP) vêm sendo cada vez mais utilizadas para modelar modernos sistemas de computação, devido à sua flexibilidade na representação de características como paralelismo, bloqueios e sincronização de processos. As RP estocásticas (RPE) introduzem a noção de tempo às RP convencionais, tornando-se adequadas para a análise de medidas de desempenho dos sistemas modelados. Devido à problemas combinatoriais de explosão do espaço de estados do modelo, a técnica de solução utilizada é a simulação. Com o objetivo de reduzir o tempo de computação de uma solução de um modelo de RP, este trabalho apresenta a possibilidade de se usar vários processadores paralelos na execução de um programa de simulação de RP.
Referências
M. K. Molloy Fundamentals of Performance Modeling, Macmillan Publishing Company, New York, 1989.
M. K. Molloy On the Integration of Delay and Throughput Measures in Distributed Processing Models, Ph.D. Thesis, University of California, Los Angeles, 1981.
J. L. Peterson Petri Net Theory and the Modeling of Systems, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, N. J., 1981.
3. L. Peterson Petri Nets, Computin Surveys, vol.9, No. 3, September 1977.
M. M. Oliveira Um ambiente de simulação para solução de modelos de redes de Petri estocásticas e generalizadas, Relatório Técnico 90, Departamento de Ciência da Computação, UFMG, 1990.
R. M. Fujimoto Parallel discrete event simulation, Communications of the ACM, vol.33, No. 10, October 1990.
K. M. Chandy and J. Misra Asynchronous distributed simulation via a sequence of parallel computations, Communications of the ACM, vol.24, No. 4, April 1981.
M. A. Marsan, G. Conte and G. Balbo A Class of Generalized Stochastic Petri Net for the Performance Evaluation of Multiprocessor, ACM transactions on Computer Systems, vol.2, No. 2, May 1984.
G. Thomas Parallel Simulation of Petri Nets, Departament of Computer Science, TR 91-05-05, University of Washington.