Um Modelo de Diagnóstico Descentralizado para Sistemas Distribuídos

  • Iara de Almeida Móra UFRGS
  • Raul Fernando Weber UFRGS

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de diagnóstico baseado na “Teoria de Diagnóstico por 1º Princípios”. Esta técnica propõem confrontar o comportamento esperado de um sistema com o comportamento observado deste; a observação é obtida a partir de testes realizados sobre o sistema. Para isto tornou-se necessário definir como o comportamento do sistema deve ser modelado, os testes necessários e determinar quais unidades do sistema vão realizar o diagnóstico.

Referências

BARCELLOS,A. et all. Tolerância a Falhas em Sistemas Distribuídos. CPGCC/II - UFRGS, Porto Alegre, RS, 1990.

DUEÑAS, L. Proposta e Estudo de um Algorítmo de Difusão Confiável para Aplicações Distribuídas Replicadas. Dissertação para obtenção de Grau de Mestre - UFSC, Florianópolis, SC, 1992.

DRUMMOND,R. Sistemas Distribuídos. Introdução a Tolerância a Falhas - Mini Curso. Il Simpósio de Computadores Tolerantes a Falhas, Campinas, 1987.

REITER,R. A theory of Diagnosis from First Principles. Artificial Intelligence, v.32, n.1, p.57-95, Amsterdan, april 1987.

WEBER,T. et all. Fundamentos de Tolerancia a Falhas. JAI - Jornada de Atualização em Informática, Vitória, Congresso da SBC, 1990, 75 páginas.
Publicado
07/09/1993
Como Citar

Selecione um Formato
MÓRA, Iara de Almeida; WEBER, Raul Fernando. Um Modelo de Diagnóstico Descentralizado para Sistemas Distribuídos. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMPUTER ARCHITECTURE AND HIGH PERFORMANCE COMPUTING (SBAC-PAD), 5. , 1993, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 1993 . p. 383-397. DOI: https://doi.org/10.5753/sbac-pad.1993.23046.