GIRDT - Uma Arquitetura Paralela para a Geração de Imagens Realísticas Tridimensionais em Tempo Real

  • L. H. Loss UFRGS
  • P. O. A. Navaux UFRGS

Resumo

Uma grande dificuldade encontrada no desenvolvimento de estações gráficas de exibição a tempo real de imagens tridimensionais realísticas, para modelagem interativas de sólidos por exemplo, é o cálculo e geração de pixel para a formação destas imagens. Neste artigo é apresentado uma proposta de arquitetura paralela para o cálculo de pixels para a geração de imagens de objetos sólidos representados por B-rep (representação por fronteiras poligonais), com remoção de partes ocultas por algoritmo Z-buffer, sombreamento contínuo de Gouraud e antialiasing.

Referências

Burgoon, D., "Pipelined Graphics Engine Speeds 3D Image Control", Electronic Design, Rochelle Park 35(17), pag. 143-150, Julho de 1987.

Fujimoto, A., Perrot, C. G., lwata, K., "A 3-D Graphics Display System with Deep Buffer and Pipeline Processor" IEEE Computer Graphics & Aplications, Los Alamos, 4(6), pag. 11-23, Julho de 1984.

Gouraud, H., "Continuos Shading of Curved Surface", IEEE Transactions on Computers, New York, C20(6), pag. 623-629, Junho de 1971.

Wordenweber, B., "Surface Triangulation for Picture Production", IEEE Computer Graphics & Aplications, Los Alamos, 3(8), pag. 45-51, Novembro de 1983.

Fujimoto, A. & Iwata, K., "Jag-Free Ima ge on Raster Displays", IEEE Computer Graphics & Aplications, Los Alamos, 3(9) :26-34. Dec. 1983.
Publicado
1988-09-26
Como Citar
LOSS, L. H.; NAVAUX, P. O. A.. GIRDT - Uma Arquitetura Paralela para a Geração de Imagens Realísticas Tridimensionais em Tempo Real. Anais do International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing (SBAC-PAD), [S.l.], p. 22-27, set. 1988. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbac-pad/article/view/23513>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbac-pad.1988.23513.