Ensino de Engenharia de Dados nas Universidades Brasileiras: Estado Atual e Perspectivas de Mercado

Resumo


O termo Engenharia de Dados (ED) tem sido utilizado para se referir aos processos de adquirir, organizar e preparar dados para serem consumidos em análises ou aplicações. Com o surgimento da área de Ciência de Dados, esse termo tem sido usado para englobar o que tradicionalmente era conhecido como gerenciamento de dados. Neste estudo, exploramos a ED no contexto acadêmico e industrial brasileiro, destacando a sua crescente relevância e a necessidade de habilidades relacionadas a ela nos profissionais de computação. Nossa motivação foi percepção de que os avanços de pelo menos uma década na indústria em ED ainda não foram adequadamente absorvidos pelo ensino nas universidades. Para esse trabalho, construímos e comparamos duas taxonomias de tópicos, que resultaram, respectivamente, de levantamentos das disciplinas, bibliografias e ementas relacionadas a ED em universidades brasileiras e junto a empresas de tecnologia do país. Identificamos uma lacuna entre o ensino e mercado, com currículos desatualizados quanto a tópicos considerados relevantes para a indústria contemporânea. Em particular, tópicos sobre a plataformas de dados de alto desempenho, gerência de dados em nuvem e workflow de dados são destacados como grandes necessidades atuais da indústria, mas que são pouco explorados nos currículos. Nosso objetivo é subsidiar mudanças nos currículos que possam contribuir para a formação de profissionais mais qualificados e alinhados às necessidades modernas do mercado.

Palavras-chave: Engenharia de Dados, Mercado de Trabalho, Educação Superior

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Publicado
25/09/2023
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AZEVEDO, Tarsis; DA SILVA, Altigran. Ensino de Engenharia de Dados nas Universidades Brasileiras: Estado Atual e Perspectivas de Mercado. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 38. , 2023, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 432-438. ISSN 2763-8979. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd.2023.232464.