Integração Semântica de Dados Públicos: O Caso do Observatório dos Sertões de Crateús com o Framework OBSCRAT
Resumo
De acordo com a Constituição Federal Brasileira, o acesso à informação é um direito fundamental garantido a todos os cidadãos. Esse direito contribui para a transparência pública, combate a desinformação e incentiva a participação social. Com base nesse princípio, foi criado o Observatório de Dados Abertos dos Sertões de Crateús. Este trabalho tem como objetivo enriquecer os dados disponibilizados por esse Observatório. Para isso, foi desenvolvido um framework de integração semântica chamado OBSCRAT. Como estudo de caso, investigou-se a possível correlação entre casos de COVID-19 e mortalidade por doenças respiratórias, utilizando duas bases de dados heterogêneas. As consultas realizadas indicaram que não houve casos de subnotificação na região no período analisado. Portanto, o experimento demonstra que a proposta abordou com sucesso um problema social por meio da integração e enriquecimento de dados.
Referências
da Cruz, M. M. L. (2021). Uma abordagem para construção de mashup de dados especificados como uma visão sobre um EKG. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará.
Lopes, G., Vidal, V., and Oliveira, M. (2016). A framework for creation of linked data mashups: A case study on healthcare. In Proceedings of the 22nd Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, pages 327–330.
National Center for Biomedical Ontology (2023). International Classification of Diseases, 10th Edition, Clinical Modification. [link]. Acessado em 16 Jun. 2024.
Schultz, A., Matteini, A., Isele, R., Bizer, C., and Becker, C. (2011). LDIF-linked data integration framework. In Proceedings of the Second International Conference on Consuming Linked Data-Volume 782, pages 125–130.
Thor, A., Aumueller, D., and Rahm, E. (2007). Data integration support for mashups.
