Adoção da Metodologia Extreme Programming para Construção de Software
Resumo
O presente trabalho trata da possível utilização e adoção da metodologia Extreme Programming (XP) no desenvolvimento de software livre por comunidades desenvolvedoras. Como a cada dia surgem novas comunidades de software livre e este tipo de desenvolvimento se torna cada vez mais popular, sente-se um anseio para que se busque uma melhoria neste código desenvolvido coletivamente e conseqüentemente a sua qualidade. O objetivo é que como resultado este trabalho possa fornecer informações para estas comunidades a fim de tornarem o software desenvolvido por elas um software com maior maturidade e absorvendo as vantagens que XP oferece.
Referências
Beck, Kent (2004), Extreme Programming Explained, Addison Wesley.
Cockburn, Alistair. (2004), Crystal Clear, Addison Wesley.
Ferraz, Nelson C. de Toledo. (2002) Vantagens estratégicas do software livre para o ambiente corporativo. Monografia apresentada para conclusão do curso de Master Busines Information Systems. São Paulo: MBIS / PUC-SP.
Fowler, M. (2001), The New Methodology. Disponível em [link]. Acesso em agosto 2007.
FSF, FREE SOFTWARE FOUNDATION. (1991) License GNU General Public License. Boston: FSF. Disponível em: <http://www.fsf.org/licenses/gpl.html>. Acesso em: agosto 2007.
Pressman, Roger S. (2006), Engenharia de Software. 6ª. ed. São Paulo. McGraw-Hill.
Reis, Christian (2001), Caracterização de um Modelo de Processo para Projetos de Software Livre. Dissertação de Mestrado. USP, São Carlos. SP.
Silva, Fernando S. (2006), Os Processos de Desenvolvimento o Software Livre: Um Estudo Exploratório. UFLA/FAEPE, Lavras.
Silveira, Daniel R. (2006); Viabilidade do uso de Extreme Programming em ambientes de desenvolvimento livre, com grupos de desenvolvimento alocados em espaços geográficos diferentes. UFLA/FAEPE, Lavras.
Sommerville, I. (2007), Software engineering. 8th. ed. Addison-Wesley.
Teles, Vinícius M. (2004), Extreme Programming. São Paulo: Novatec.
Teles, Vinícius M. (2005), Um Estudo de Caso da Adoção das Práticas e Valores do Extreme Programming. Dissertação de Mestrado, IM-NCE/UFRJ, Rio de Janeiro.
Vasconcelos, Alexandre M. L. (2005), Produção de Software (com Ênfase em Software Livre): processos de desenvolvimento de software 1. Lavras: UFLA/FAEPE.