Serviço de adaptação de conteúdo para aplicações multiplataforma
Resumo
A expansão do uso de dispositivos heterogêneos para acesso ubíquo requer que aplicações adaptem a visualização de seus dados de acordo com características contextuais, como dispositivo ou preferências pessoais do usuário. Este artigo apresenta uma proposta de um serviço genérico de adaptação de conteúdo para aplicações multiplataforma. Este serviço objetiva ser modular, não intrusivo à lógica de negócios da aplicação, tratando a adaptação de conteúdo como um interesse transversal a qualquer aplicação, de acordo com o paradigma de orientação a aspectos. São apresentados um processo guia de uso do serviço, seus principais componentes e os resultados iniciais de seu uso através de um estudo de caso.
Referências
AOP Metrics 2009. Disponível em <http://aopmetrics.tigris.org> Acesso em: 16 mar. 2009.
BUSCHMANN, F., et al. Pattern-Oriented Software Architecture: A System of Patterns. John Wiley & Sons, 1996.
CÁMARA, J., SALAUN, G., CANAL, C. On Run-time Behavioural Adaptation in Context-Aware Systems. 1st Workshop on Model-driven Software Adaptation at ECOOP 2007. 2007.
CHAARI T., LAFOREST F., CELENTANO A. Adaptation in Context-aware Pervasive Information Systems: The Secas Project. Journal of Pervasive Computing and Communications, V.2, No.2, 2006.
DINIZ, J. R. B. UbiDoctor: Arquitetura de Serviços para Gerenciamento de Sessão e Adaptação de Conteúdo em Ambientes de Medicina Ubíqua. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Eclipse 2009. Disponível em [link]. Acesso em: 16 mar. 2009.
KICZALES G., et al. Getting Started with AspectJ. Communications of the ACM, 44(10):59-65, October 2001.
KICZALES, G., et al. Aspect-oriented programming. In Proceedings of European Conference on Object-Oriented Programming (ECOOP), Finlândia. 1997.
LEI, Z., GEORGANAS, N.D. Context-based media adaptation in pervasive computing. In Proceddings of IEEE Canadian Conference on Eletrical and Computer (CCECE'01), Toronto, Canada. 2001.
SANTOS, I. L. A. Uma Abordagem baseada em Aspectos e Composição Dinâmica para a Construção de Aplicações Adaptativas Cientes ao Contexto. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
TRINTA, F. Definindo e Provendo Serviços de Suporte a Jogos Multiusuário e Multiplataforma: Rumo à Pervasividade. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.