Play Blow - Um Jogo para Auxiliar na Fisioterapia Respiratória

  • Andrêsa Vargas Larentis Universidade Feevale
  • Juliano Varella de Carvalho Universidade Feevale
  • Marta Rosecler Bez Universidade Feevale
  • Vandersilvio da Silva Universidade Feevale
  • Diego Monroe Kurtz Hospital da Criança Conceição

Resumo


A fisioterapia respiratória pode ser desmotivante para as crianças que sofrem com doenças respiratórias crônicas, pois utilizam dispositivos compostos de sistemas de mangueiras que deslocam objetos com o ar gerado, ludicamente pouco atrativos. Cenários lúdicos inseridos nos jogos digitais podem simular os exercícios para este fim. Este trabalho apresenta o Play Blow, um jogo para auxiliar na fisioterapia. Para isso, um hardware captura dados do sopro por um bocal, e os transmite para o jogo. Minijogos em um celular simulam os exercícios. Os dados capturados ficam disponíveis para análise futura. Testes iniciais do hardware e do jogo foram executados, e a partir dos resultados e dos feedbacks, melhorias estão sendo desenvolvidas.

Referências

Balli F. (2018). Developing Digital Games to Address Airway Clearance Therapy in Children With Cystic Fibrosis: Participatory Design Process. JMIR serious games, 6(4):e18. DOI: 10.2196/games.8964.

Brasil. (2010). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Doenças respiratórias crônicas / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde. 160p.:il. (Série A. Normas e Manuais Técnicos/Cadernos de Atenção Básica, n. 25).

Coil, D. A., Ettinger, C. L. and Eisen, J. A. (2017). Gut check: The evolution of an educational board game. PLOS Biology, 15(4).

Costa, B. R. and Peruzzo, S. A. F. (2023). O Lúdico na Fisioterapia Respiratória Pediátrica: Revisão de Literatura. Anais do EVINCI, 9(2).

Holtz, B. E., Murray, K. and Park, T. (2018). Serious Games for Children with Chronic Diseases: A Systematic Review. Games for Health Journal, 291-301. DOI: 10.1089/g4h.2018.0024.

Mendes, D. A. T., do Amaral, E. M. H. and Júnior, J. S. D. (2023). Physio Games – Ambiente de Integração de Jogos Sérios para Reabilitação Física de Amputados. Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde, 503-508.

Sapouna, V., Kitixis, P., Petrou, E., Michailidou, T., Dalamarinis, P. and Kortianou, E. (2023). Aplicativos de saúde móvel projetados para a autogestão de doenças pulmonares crônicas em crianças e adolescentes: revisão sistemática de mapeamento. J. Bras Pneumol, 49(5):e20230201. DOI: 10.36416/1806-3756/e20230201.

Sonne, T. and Jensen, M. M. (2016). ChillFish: A Respiration Game for Children with ADHD. In Proceedings of the TEI '16: Tenth International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 271–278. DOI: 10.1145/2839462.2839480.
Publicado
25/06/2024
LARENTIS, Andrêsa Vargas; CARVALHO, Juliano Varella de; BEZ, Marta Rosecler; SILVA, Vandersilvio da; KURTZ, Diego Monroe. Play Blow - Um Jogo para Auxiliar na Fisioterapia Respiratória. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 24. , 2024, Goiânia/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 669-674. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2024.2769.